Embaixadora da Alemanha no Brasil visita FIEC e conhece resultados de projetos de cooperação com o Ceará na área de energia
A cooperação entre Ceará e Alemanha foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (16/12), na Casa da Indústria, com a presença do 1º Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, da Embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, e da Cônsul Honorária da Alemanha para o Ceará, Piauí e Maranhão. O encontro teve a participação do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; do Gerente de Sustentabilidade da FIEC, Joaquim Rolim; e da Assessora Técnica para Transição Energética do SENAI Ceará, Isabela Maciel.
Durante a reunião, foram apresentados resultados de projetos oriundos da parceria entre a FIEC, por meio do SENAI Ceará, e instituições alemãs com foco em energias, a exemplo do Projeto H2Brasil, que efetivou a implantação de centros de treinamento de referência em hidrogênio verde a partir da cessão de equipamentos e capacitação de docentes, e dos projetos junto à empresa Siemens, por meio dos quais foram equipados laboratórios de automação, metalmecânica e mecatrônica nas unidades da instituição, e criados laboratórios de segurança de processos e proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
A Embaixadora e a Cônsul Horário também tiveram a oportunidades de conhecer dados que mostram o potencial do Ceará na produção de energias renováveis, na conectividade e na implantação de data centers.
“Queremos explorar a possibilidade de intensificar nossa parceria, especialmente com toda a Região Nordeste e, particularmente, com o Ceará. Já temos uma cooperação forte, mas aprendi que existem mais oportunidades porque, nesse momento, essa região é bem mais avançada do que outras partes do mundo em tecnologia, energia renovável, e pode oferecer as tecnologias do futuro”, afirmou Bettina. “Por isso, acho que temos a possibilidade de fortalecer ainda essa parceria e esses projetos, e explorar outras áreas de cooperação”, acrescentou.
Segundo Carlos Prado, a FIEC mantém uma relação de troca de informações e conhecimentos com a Alemanhã e tem desempenhado papel fundamental para viabilizar os projetos em parceria. “A visita da embaixadora confirma bem o relacionamento que a FIEC vem mantendo com a Alemanha, principalmente na área de formação profissional, com a GIZ (Agência de Cooperação Alemã), e o intercâmbio que tem havido de informações, onde a FIEC busca facilitar da melhor forma possível todo o acesso dos investidores ao que o Ceará oferece. Esse encontro valoriza aquilo que já se fez até agora e abre caminho para uma troca que pode vir a gerar novos investimentos”, destacou o 1º Vice-Presidente.
(85) 4009.6300