telefone(85) 4009.6300

Em comemoração de aniversário, Dana Nunes é homenageada por colaboradores, lideranças do Sistema FIEC e dos sindicatos

16/12/2025 - 14h12

O Salão Aberto da Casa da Indústria foi palco, nesta segunda-feira (15/12), de um evento especial em comemoração ao aniversário da superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Líder do Fortalecimento Sindical da FIEC e Líder da Transformação Digital do Sistema FIEC, Dana Nunes. Colaboradores, líderes e diretores do Sistema FIEC, além de empresários e presidentes de sindicatos, receberam a aniversariante com aplausos, abraços e palavras de reconhecimento, numa celebração marcada por muita emoção e gratidão.

Prestigiaram a celebração o vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, e os empresários André Siqueira, diretor do Sindialimentos, Luís Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia, Milene Pereira, presidente do Sindcafé, Paulo Rabelo, presidente do Sindroupas, Márcia Pinheiro, presidente do Sindcouros, e Pedro Alfredo, conselheiro fiscal da FIEC.

A cerimônia foi conduzida por Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, que abriu as homenagens destacando a parceria construída ao longo dos anos com Dana. Em sua fala, ele ressaltou que a relação profissional evoluiu para uma amizade genuína, pautada pelo diálogo, pela confiança e pelo compromisso com o desenvolvimento do Sistema FIEC e do Ceará. “Nós estamos aqui hoje para celebrar a vida da Dana. Mesmo quando tivemos pontos de vista diferentes, tudo sempre foi tratado olho no olho. É assim que conseguimos crescer como profissionais e como seres humanos”, afirmou.

Paulo André também enfatizou o protagonismo da Federação das Indústrias no cenário estadual e nacional, reforçando que o sucesso de cada casa, SESI, SENAI e IEL, é resultado de uma atuação integrada. Ao se dirigir à aniversariante, desejou vida longa, saúde e continuidade em uma trajetória marcada pela transparência e pela capacidade de realização.

O vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, destacou o papel estratégico de Dana para que a FIEC se tornasse um exemplo no cenário nacional. “Ela é pequena no tamanho, mas muito grande na competência e nas realizações que vem fazendo ao longo dos anos. A FIEC é um exemplo nacional na forma de atuar, na forma de controlar os gastos e na forma de realizar. Tanto que o nosso presidente hoje é o vice-presidente executivo da CNI e tem uma voz ativa muito forte na Confederação. E o destaque do IEL aqui foi tão forte que o IEL hoje é comandado nacionalmente pelo nosso presidente Ricardo Cavalcante e a Dana tem um papel muito importante nisso”, afirmou.

O diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, associou a trajetória de Dana ao processo de transformação vivido pela Federação nos últimos anos. Ele destacou o papel da superintendente do IEL Ceará na consolidação de uma cultura mais dinâmica, orientada a resultados e conectada às demandas reais da indústria, reforçando sua capacidade de liderança e resolução de problemas. “O IEL hoje tem a cara da iniciativa privada, resolve problemas da indústria, e a Dana fez parte direta dessa transformação”, ressaltou o diretor.

Representando o time IEL Ceará, a gerente da área de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará Margaret Lins destacou a capacidade singular de Dana em acolher, conectar e conduzir pessoas. Margaret lembrou que essa habilidade de organização e liderança acompanha a superintendente desde a infância e hoje se traduz em um exemplo diário para todos que fazem parte do Sistema FIEC.

Em nome dos industriais do Ceará, o diretor do Sindialimentos, André Siqueira, enalteceu a dedicação de Dana aos sindicatos e sua habilidade em compreender e defender as demandas do setor produtivo. Segundo ele, a superintendente consegue agregar pessoas e inspirar equipes a trabalharem com excelência, refletindo um espírito de liderança percebido no olhar e na postura de quem convive com ela no dia a dia.

O gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale, relembrou a trajetória de Dana no Sistema FIEC, iniciada ainda como estagiária do IEL. “É muito bacana ver o crescimento da Dana e ela se tornar essa liderança feminina que transborda competência. Ter uma mulher em um posto tão ímpar é um exemplo para todas”, destacou, agradecendo também os conselhos e o apoio recebidos ao longo dos anos.

O presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz, ressaltou a admiração por Dana como mulher, gestora e líder. Em seu depoimento, destacou que ela ocupa os espaços que conquistou pela competência e pela capacidade de fazer acontecer, além de reconhecer o papel do IEL como farol para a inovação e a transformação dos processos empresariais.

A gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria do SESI Ceará (UNISSIN), Veridiana Sales, enfatizou a gestão pautada pela excelência e pela parceria. Segundo ela, o apoio de Dana foi fundamental para o fortalecimento das ações integradas com o SESI, refletindo um modelo de liderança que combina resultado, transparência e cuidado com as pessoas.

Em um depoimento marcado pela emoção, Verônica Sousa, garçonete, resumiu sua mensagem em uma palavra: gratidão. Ela ressaltou o apoio constante, o cuidado e a atenção recebidos de Dana no cotidiano, destacando o privilégio de trabalhar ao seu lado. “A palavra que eu tenho hoje é: gratidão. Primeiro a Deus, depois à Dana, que me honra com a oportunidade de estar ao seu lado todos os dias”, disse.

A assistente administrativa do IEL Ceará, Maria Clara Silva, também prestou sua homenagem, ressaltando o lado humano da superintendente. Para ela, Dana é uma profissional admirada por todos, mas, acima de tudo, uma pessoa especial, que inspira pelo exemplo, pela sensibilidade e pela forma como valoriza as pessoas ao seu redor.

Em seu discurso de agradecimento, Dana Nunes compartilhou reflexões pessoais e profissionais, destacando o sentimento de gratidão como valor central de sua vida. Ela falou sobre aprendizados recentes, a importância de olhar para si mesma e de manter o equilíbrio, sem abrir mão da dedicação e do compromisso com a instituição.

Ao encerrar a celebração, a superintendente agradeceu a todos os colaboradores, gestores, dirigentes e parceiros, reafirmando seu orgulho pelo que foi construído coletivamente. Para Dana, o maior valor do Sistema FIEC está nas pessoas, na capacidade de inovar, entregar resultados e, ao mesmo tempo, cuidar umas das outras, uma marca que definiu a celebração de mais um ano de vida e de trajetória.

“Nada melhor na vida do que a gente ser grato. Eu sou muito grata por esses 22 anos dentro do Sistema FIEC, convivendo com pessoas maravilhosas. Tudo o que a gente construiu não é mérito individual. É resultado de um time que se apoia, que se olha e que entrega junto”, declarou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright