telefone(85) 4009.6300

Presidente da FIEC é homenageado em cerimônia que celebra destaques do esporte cearense

09/12/2025 - 22h12

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, foi um dos homenageados na noite desta segunda-feira (08/12) ao receber a Comenda Jornalista Alan Neto durante a 53ª edição da Noite das Personalidades Esportivas, realizada na Casa da Indústria. A cerimônia celebrou os destaques do ano no cenário esportivo cearense em diversas categorias e reuniu dirigentes, atletas, profissionais da imprensa e convidados. O secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, e o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, também foram agraciados.

Ao receber a homenagem das mãos de Ivanilce Rodrigues, viúva de Alan Neto, o Presidente da FIEC destacou o lado humano do jornalista que dá o nome ao prêmio. "O saudoso amigo Alan Neto era uma pessoa que cultivava a bondade, sempre curioso, sempre próximo, perguntando pelas novidades. A dor da partida não passa, mas ele segue presente na nossa memória, com sua tranquilidade e seu jeito de buscar o novo", disse no início da sua fala.

Na ocasião, Ricardo Cavalcante reforçou o compromisso da Federação com a formação de pessoas por meio do esporte e da educação. "Receber vocês aqui tem tudo a ver com o que somos. Hoje temos milhares de crianças e jovens em nossas escolas, em projetos que chegam às grandes cidades e ao interior. Nosso trabalho é cuidar da indústria, mas também do esporte, porque compreendo que o objetivo maior seja o de cuidar das pessoas", concluiu.

Realizador do evento, o jornalista Sérgio Ponte relembrou a memória do irmão Alan Neto em um discurso marcado pela emoção. "Sinto a saudade em cada momento do dia. É uma presença que permanece, que desorganiza o coração, mas também ilumina a memória. Continuo acreditando nos sonhos que ele me ensinou a ter, porque sonhar era a essência do Alan", desabafou.

Representando o secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, o secretário de Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, ressaltou os avanços estruturais e o alcance dos projetos no Estado. "Seguimos investindo em políticas públicas que levam o esporte aos 184 municípios, com projetos que promovem inclusão, cidadania e oportunidades. O cuidado com as areninhas, os centros de treinamento, espaços públicos, além da nossa Arena Castelão, fortalece o esporte e cria ambientes mais dignos para a população cearense", afirmou.

Reconhecimento ao esporte amador

O papel do esporte como instrumento de transformação social também foi evidenciado ao longo da cerimônia. O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, foi homenageado pela realização da Copa FIEC 75 anos, considerada a maior competição amadora do ano.

Ao comentar o papel do SESI por trás das ações esportivas, Paulo André Holanda destacou a conexão entre educação, saúde e esporte. "A Copa FIEC 75 anos mostrou que o esporte é uma ferramenta real de transformação social, capaz de aproximar pessoas, fortalecer vínculos e abrir caminhos. Quando levamos o esporte aos jovens, estamos oferecendo não apenas competição, mas a oportunidade de mudar vidas. É uma ferramenta que forma cidadãos dentro e fora das quadras", comentou.

Protagonismo feminino

Uma das principais homenagens da noite foi concedida a Eveliny Almeida, ex-árbitra Fifa, eleita a Personalidade Esportiva do Ano. Ela voltou a ser destaque no evento pela segunda vez, após ter entrado para a história como a primeira mulher cearense a integrar o quadro da entidade internacional.

Destaques dos clubes cearenses

O presidente do Ceará, João Paulo Silva, e o CEO de futebol do clube, Haroldo Martins, dividiram o prêmio de dirigente. Ambos receberam a distinção pela primeira vez. O treinador eleito foi Léo Condé, também do Ceará, escolhido de forma unânime pelo trabalho desenvolvido desde a temporada passada.

Na categoria Atleta do Ano, o zagueiro Willian Machado, do Ceará, recebeu o maior número de votos. Também foram lembrados pelos cronistas esportivos Pedro Raul, Galeano, Dieguinho, João Ricardo e Breno Lopes. O título de Revelação do Ano ficou com Gustavo Mancha, atleta formado no Fortaleza e que atualmente defende o Olympiacos, da Grécia. Na arbitragem, o assistente Fifa Nailton Oliveira foi escolhido como destaque da temporada.

Lista completa dos homenageados:

Comenda Jornalista Alan Neto
Ricardo Cavalcante – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Francisco Chagas Vieira – Secretário de Estado da Casa Civil do Governo do Ceará

Personalidade Esportiva Brasileira do Ano
Evelyne Almeida – Única árbitra cearense a fazer parte da Comissão Nacional da Arbitragem Brasileira.

Futebol
Dirigentes: João Paulo Silva e Haroldo Martins
Jogador: Wilian Machado
Técnico: Léo Condé
Jogador Revelação: Gustavo Mancha
Árbitro: Nailton de Oliveira Junior

Esporte Amador
Atleta: Arthur Patricio – aluno do Colégio Christus; goleiro do futsal do Fortaleza
Dirigente Interiorano: Roberto Pessoa – Maracanaú
Dirigente Promocional: Paulo André Holanda – SESI
Dirigente Educacional da Década: José de Carvalho Rocha – Colégio Christus

Homenageados Especiais
Júnior Cearense – técnico do Maracanã
Lucas Mota – imprensa esportiva
Ciro Câmara – imprensa
Lúcio Brasileiro – jornalista

Empresas Agraciadas
Mercantil São Luiz – Promotora
Sopai Hospital Infantil – Filantropia

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright