FIEC e Governo do Estado certificam mais de 200 pessoas formadas em cursos de capacitação profissional para a indústria
Mais de 200 pessoas conquistaram, nesta terça-feira (02/02), certificados de conclusão de cursos de capacitação profissional realizados a partir da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SENAI Ceará, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS). Em cerimônia realizada na Casa da Indústria, com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e da Vice-governadora do Estado e titular da SPS, Jade Romero, os recém-formados celebraram a qualificação em áreas de atuação na indústria, como alimentos e bebidas, vestuário e moda, e tecnologia da informação.
Os cursos fazem parte da iniciativa conjunta da FIEC e da gestão estadual para promover educação profissionalizante, inclusão social e desenvolvimento econômico no Ceará, conectando cidadãos a oportunidades de crescimento e empregabilidade. Somente neste ano, a parceria executou 75 turmas e capacitou um total de 1.580 alunos, de municípios como Barbalha, Caucaia, Fortaleza, Guaramiranga, Juazeiro do Norte e Mombaça. Além dos segmentos citados, também são ofertados cursos nos setores automotivo, de refrigeração e climatização, madeira e mobiliário e construção civil.
Ricardo Cavalcante comemorou o êxito dos formandos e destacou a missão da FIEC de transformar a vida da população por meio da qualificação para a indústria.
“O SENAI esse ano fez 82 anos no estado do Ceará, e o nosso objetivo é qualificar pessoas, é transformar a vida das pessoas. A idade não importa. O que importa é a vontade de aprender e de ter novos conhecimentos”, afirmou. “Temos, hoje, 390 mil pessoas com carteira assinada no Sistema Indústria, o que representa 24% das carteiras assinadas do estado do Ceará. E eu tenho certeza que vocês irão aumentar isso, seja montando um negócio ou entrando no mercado de trabalho”, acrescentou.
O Presidente da FIEC ainda enalteceu a parceria com a SPS. “O mais importante disso tudo é que estamos de mãos dadas com o Governo do Estado sempre para fazer esse tipo de qualificação, para poder mudar a vida das pessoas. A primeira coisa é aprender com quem realmente está dando a chance, e o Estado hoje está dando essa de vocês darem a virada”, completou.
A união entre as duas organizações também foi mencionada por Jade Romero, que enalteceu a atuação de Ricardo Cavalcante, da FIEC e do SENAI na iniciativa. “
A Vice-governadora parabenizou os concludentes pela iniciativa de buscar capacitação e novas oportunidades. Segundo ela, os profissionais certificados nos cursos terão papel essencial no crescimento do Estado.
“Não adianta ter os melhores empresários, com bancos aportando recursos, se você não tiver as pessoas ao seu lado. Para a gente pensar em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e redução das desigualdades, é preciso que todo mundo venha para o mesmo lado, e o mesmo lado é somar qualificação profissional, crédito e novos investimentos no nosso Estado, e também fomentar aqueles que querem empreender”, disse a gestora.
Jade ressaltou que os certificados entregues carregam "a marca do SENAI", garantindo aos concludentes diferencial no mercado de trabalho. “É uma alegria ver aqui mais de 200 pessoas que já empreendem, vão empreender, já trabalham e vão conseguir ter mais conhecimento para agregar ao seu trabalho, ou que vão começar a trabalhar”, pontuou. “Esse diploma que vocês recebem hoje, ele tem muita força para abrir portas. Ele tem um diferencial de empregabilidade. Não é só um papel. Ele é a força, é a dedicação, mas ele também traz a chancela de quem mais faz qualificação profissional no nosso Estado”, complementou.
Depoimento
Durante a cerimônia, a concludente Francisca Maria Ribeiro, formada no curso Corte de Costura e Malha, deu seu depoimento sobre a oportunidade de participar da formação e de ter acesso à capacitação de forma gratuita.
“Sou muito grata por esses cursos que nós temos, porque, falando a verdade, eu não teria condições de pagar um curso de corte e costura. É um projeto maravilhoso e caiu como uma luva para todos nós, pois cada uma dessas pessoas que participaram não faziam cursos porque muitos são caríssimos. E agora estamos tendo essa oportunidade. Por isso, só tenho a agradecer a toda a equipe de profissionais e professores”, relatou.
Superintendente regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda explicou que a iniciativa e a escolha dos cursos foi planejada a partir de análises de mercado para que os resultados fossem mais assertivos e de forma a contribuir para o acesso dos alunos a oportunidades de emprego.
“Estamos chegando no fim do ano e esse momento é um presente para todos, tanto para os alunos, como para nós que fazemos o Sistema Indústria. É uma grande alegria, porque o SENAI oportuniza que as pessoas tenham acesso à educação profissional e também prepara os jovens para o mercado de trabalho na indústria e para empreender. Quando unimos a academia, a indústria e o Governo do Estado, nessa tríplice aliança, conseguimos ser mais assertivos, porque as políticas públicas funcionam com mais tranquilidade e nós fazemos as entregas que o Estado precisa”, frisou Paulo André.

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
(85) 4009.6300