telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará encerra jornada do Indústria Delas na Le Sallis com fortalecimento da liderança feminina

01/12/2025 - 15h12

O programa Indústria Delas, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) voltada ao fortalecimento da liderança feminina no setor produtivo, encerrou no último sábado (29/11), a edição da empresa de moda Le Sallis. O encontro final, realizado na Casa da Indústria, marcou a conclusão de uma jornada de quase cinco meses de desenvolvimento contínuo de 12 líderes, totalizando 48h de uma trilha formativa construída especialmente para as necessidades e desafios das mulheres da empresa.

A diretora criativa e sócia da Le Sallis, Ticiana Machado, afirma que o programa trouxe ganhos importantes de comunicação e alinhamento entre as líderes. “A gente espera um time mais alinhado, pensando e executando com os mesmos propósitos. Esse momento foi muito importante para que todas pudessem entender um pouco da dor uma da outra. O encontro com o IEL foi perfeito, tudo muito bem organizado. Sentimos todo o carinho com a nossa empresa em cada detalhe”, ressaltou. Ela também lembrou que a marca tem 90% de seu quadro formado por mulheres, sendo a liderança totalmente feminina. “A gente realmente preza por todo esse conhecimento que a gente agrega às nossas gestoras”, pontuou.

Para a também sócia-diretora, Deborah Bandeira, o programa representou um movimento de conexão profunda entre as líderes da empresa. “O mais importante é a união delas, a empatia uma com a outra e a vontade de se conectarem em busca de um só objetivo. Fizemos muita pesquisa antes de escolher o IEL, e o fato de o programa ser pensado para mulheres líderes, com consultoras altamente especializadas, fez todo sentido para a Le Sallis, que é 99% feminina. Esse olhar diferenciado na forma de ensinar e absorver o conteúdo fez toda a diferença”, avaliou.

De acordo com a psicóloga e especialista em educação e carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães, o Indústria Delas foi construído a partir do entendimento das dificuldades enfrentadas por mulheres em cargos de liderança. “O programa é personalizado de acordo com as dores específicas da empresa. Ele possui uma estrutura prévia elaborada por especialistas, que é posteriormente alinhada com o cliente para identificar as dores específicas e definir como os módulos podem contribuir para superá-las. Esse processo garante que as participantes desenvolvam uma liderança mais estratégica, conectada às experiências e desafios que vivenciam diariamente. Ver esse grupo da Le Sallis encerrando a jornada com mais maturidade, mais preparo e, principalmente, sentindo-se amparado, é motivo de grande satisfação”, explicou Sandra.

Para a Le Salis, o IEL Ceará elaborou uma trilha formativa que iniciou em 05/07 e desde então foram realizados encontros quinzenais, em que temáticas cuidadosamente escolhidas foram trabalhadas por especialistas em suas áreas de atuação. O objetivo foi transformar a percepção que cada mulher tem sobre si, sobre o outro e sobre o ambiente em que atua, promovendo uma liderança mais empática, segura e estratégica. Para isso, foram trabalhadas competências voltadas ao autoconhecimento, gestão da rotina, comunicação assertiva e cultura organizacional, formando lideranças femininas conscientes e preparadas para os desafios do presente e do futuro.

A consultora parceira do IEL e facilitadora do último módulo, Lise Aguiar, reforçou que o Indústria Delas trouxe transformações visíveis ao longo do processo. “Criamos harmonia e confiança a partir de temas importantes como autoconhecimento, comunicação, gestão de rotinas e cultura organizacional. O projeto é extremamente necessário, especialmente porque vemos cada vez mais mulheres no ambiente corporativo, sendo muitas dessas as provedoras de suas famílias. Ele visa qualificar as mulheres para fortalecer a sua autonomia e para contribuir para que elas conquistem ainda mais espaço e resultados no mercado de trabalho. É uma iniciativa que impulsiona as entregas profissionais que elas fazem e também a carreira delas”, finalizou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright