telefone(85) 4009.6300

Jornalistas são homenageados pela Assembleia Legislativa, em solenidade com a presença da FIEC

28/11/2025 - 19h11

Jornalistas de destaque na imprensa nacional foram homenageados nesta sexta-feira (28/11) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em cerimônia com a presença da Vice-presidente da  Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roseane Medeiros, e do Gerente de Comunicação da instituição, Paulo Nóbrega. Os agraciados — Maria Clara de Freitas Guimarães, Francisco das Chagas Cipriano Vieira, Giovana Teles Vasconcelos, Heraldo Pereira de Carvalho e Raimundo Nonato Bezerra de Albuquerque — receberam a Medalha Perboyre e Silva, comenda instituída em 1975 para reconhecer profissionais que contribuem para a comunicação no país. A solenidade também foi prestigiada por autoridades e personalidades cearenses, assim como familiares dos condecorados.

“O dia de hoje nos deixa muito felizes, pois estamos vendo a Assembleia Legislativa reservar esse momento muito especial para homenagear o jornalismo e a importância dele no dia a dia, na vida das pessoas e diante das instituições. Isso é muito salutar para a profissão, para a categoria e muito justo diante da relevância do trabalho que é desempenhado por todos”, destacou Paulo Nóbrega.

Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Romeu Aldigueri afirmou que a honraria completa 50 anos em 2026 e marca a trajetória do jornalista e jurista João Perboyre e Silva, eleito 13 vezes presidente da Associação Cearense de Imprensa.

“O legado de Perboyre e Silva, que envolve o compromisso com a verdade e a defesa da liberdade de expressão, foi o cerne da homenagem prestada aos profissionais reconhecidos. Meio século depois, temos a alegria de resgatar esta comenda, reafirmando seu propósito original e consolidando-a como um dos mais importantes reconhecimentos ao jornalismo cearense brasileiro”, pontuou Aldigueri.

Em seus discursos, os agraciados manifestaram gratidão pela honraria concedida e relembram momentos marcantes de suas carreiras.

A lista de homenageados inclui a jornalista Maria Clara de Freitas Guimarães, que iniciou na área em 1984 e desde 1989 é integrante da Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, tendo atuado como repórter e chefe da Agência de Notícias da instituição. 

“Ao longo de 34, 35 anos em que estive aqui na Assembleia, pude ser testemunha de momentos memoráveis, participar e contar um pouco dessa história, dos debates que aconteceram aqui. Só tenho a agradecer”, disse. 

Também faz parte do rol de agraciados o atual Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, jornalista Chagas Vieira, que também atuou como assessor especial de Comunicação entre 2015 e 2020. “Essa homenagem de hoje está sendo feita não pela minha atuação no governo, mas principalmente pela atuação ao longo da minha trajetória na comunicação. Me sinto feliz, honrado e com as energias renovadas para trabalhar cada vez mais”, celebrou.

Já Giovana Teles iniciou a carreira na comunicação na década de 1990, com passagens pelo rádio e pela TV. Desde 2002, trabalha em Brasília e, hoje, é assessora de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência da República. “Para mim, é uma grande honra receber essa homenagem nesse momento da minha carreira, em que estou encerrando uma etapa importantíssima que foi na TV e partindo para a consultoria em comunicação, construindo comunicação estratégica e assessoria de comunicação. Estou tremendamente feliz e grata”.

Conhecido nacionalmente, Heraldo Pereira é um dos principais jornalistas políticos do país, reportando acontecimentos históricos no país. Ingressou na TV aos 18 anos e se tornou o primeiro profissional da área negro a apresentar o Jornal Nacional, da Rede Globo.

“É sempre uma honra muito grande poder receber essas homenagens. Tenho muitas referências nos meios públicos e nos meios jornalísticos aqui, entre jornalistas, radialistas  e outros profissionais. Fico muito lisonjeado. Muito obrigado a todos vocês, colegas jornalistas”, afirmou Pereira.

Em âmbito local, Nonato Albuquerque se consolidou como um dos comunicadores mais populares do Ceará, com atuações na TV, no rádio e na internet, editando os blogs Um Bangalô nas Nuvens, Antena Paranóica e Gente de Mídia.

“Receber a Medalha Perboyre e Silva é ficar entre aqueles que, assim como ele, têm o ideal da imprensa de fazer sempre um jornalismo absorvido de ânimo, de fé, de coragem e, acima de tudo, de arrebatamento”, agradeceu Nonato.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright