Jornalistas são homenageados pela Assembleia Legislativa, em solenidade com a presença da FIEC
Jornalistas de destaque na imprensa nacional foram homenageados nesta sexta-feira (28/11) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em cerimônia com a presença da Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roseane Medeiros, e do Gerente de Comunicação da instituição, Paulo Nóbrega. Os agraciados — Maria Clara de Freitas Guimarães, Francisco das Chagas Cipriano Vieira, Giovana Teles Vasconcelos, Heraldo Pereira de Carvalho e Raimundo Nonato Bezerra de Albuquerque — receberam a Medalha Perboyre e Silva, comenda instituída em 1975 para reconhecer profissionais que contribuem para a comunicação no país. A solenidade também foi prestigiada por autoridades e personalidades cearenses, assim como familiares dos condecorados.
“O dia de hoje nos deixa muito felizes, pois estamos vendo a Assembleia Legislativa reservar esse momento muito especial para homenagear o jornalismo e a importância dele no dia a dia, na vida das pessoas e diante das instituições. Isso é muito salutar para a profissão, para a categoria e muito justo diante da relevância do trabalho que é desempenhado por todos”, destacou Paulo Nóbrega.
Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Romeu Aldigueri afirmou que a honraria completa 50 anos em 2026 e marca a trajetória do jornalista e jurista João Perboyre e Silva, eleito 13 vezes presidente da Associação Cearense de Imprensa.
“O legado de Perboyre e Silva, que envolve o compromisso com a verdade e a defesa da liberdade de expressão, foi o cerne da homenagem prestada aos profissionais reconhecidos. Meio século depois, temos a alegria de resgatar esta comenda, reafirmando seu propósito original e consolidando-a como um dos mais importantes reconhecimentos ao jornalismo cearense brasileiro”, pontuou Aldigueri.
Em seus discursos, os agraciados manifestaram gratidão pela honraria concedida e relembram momentos marcantes de suas carreiras.
A lista de homenageados inclui a jornalista Maria Clara de Freitas Guimarães, que iniciou na área em 1984 e desde 1989 é integrante da Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, tendo atuado como repórter e chefe da Agência de Notícias da instituição.
“Ao longo de 34, 35 anos em que estive aqui na Assembleia, pude ser testemunha de momentos memoráveis, participar e contar um pouco dessa história, dos debates que aconteceram aqui. Só tenho a agradecer”, disse.
Também faz parte do rol de agraciados o atual Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, jornalista Chagas Vieira, que também atuou como assessor especial de Comunicação entre 2015 e 2020. “Essa homenagem de hoje está sendo feita não pela minha atuação no governo, mas principalmente pela atuação ao longo da minha trajetória na comunicação. Me sinto feliz, honrado e com as energias renovadas para trabalhar cada vez mais”, celebrou.
Já Giovana Teles iniciou a carreira na comunicação na década de 1990, com passagens pelo rádio e pela TV. Desde 2002, trabalha em Brasília e, hoje, é assessora de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência da República. “Para mim, é uma grande honra receber essa homenagem nesse momento da minha carreira, em que estou encerrando uma etapa importantíssima que foi na TV e partindo para a consultoria em comunicação, construindo comunicação estratégica e assessoria de comunicação. Estou tremendamente feliz e grata”.
Conhecido nacionalmente, Heraldo Pereira é um dos principais jornalistas políticos do país, reportando acontecimentos históricos no país. Ingressou na TV aos 18 anos e se tornou o primeiro profissional da área negro a apresentar o Jornal Nacional, da Rede Globo.
“É sempre uma honra muito grande poder receber essas homenagens. Tenho muitas referências nos meios públicos e nos meios jornalísticos aqui, entre jornalistas, radialistas e outros profissionais. Fico muito lisonjeado. Muito obrigado a todos vocês, colegas jornalistas”, afirmou Pereira.
Em âmbito local, Nonato Albuquerque se consolidou como um dos comunicadores mais populares do Ceará, com atuações na TV, no rádio e na internet, editando os blogs Um Bangalô nas Nuvens, Antena Paranóica e Gente de Mídia.
“Receber a Medalha Perboyre e Silva é ficar entre aqueles que, assim como ele, têm o ideal da imprensa de fazer sempre um jornalismo absorvido de ânimo, de fé, de coragem e, acima de tudo, de arrebatamento”, agradeceu Nonato.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
(85) 4009.6300