FIEC participa da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2025 em Fortaleza
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) esteve representada na Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2025, realizada nesta sexta-feira (28/11) na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, em Fortaleza, por André Luis Pinto, presidente do Conselho de Relações Trabalhistas e Sindicais (COSIN) da FIEC, do Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortaleza (SindCalf) e do Sindicato das Indústrias de Calçados de Sobral (Sincal), e por Inimá Sancho, gerente do Núcleo de Apoio Sindical e Trabalhista (NUST) da FIEC.
O evento reuniu presidentes de sindicatos, advogados patronais e laborais, negociadores que atuam em mediações de convenções coletivas, além de consultores trabalhistas e previdenciários. A abertura do encontro teve a condução do superintendente regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Carlos Pimentel, que ressaltou a importância de reunir representantes de entidades sindicais de empregadores e trabalhadores para fortalecer o diálogo como fundamento das negociações coletivas equilibradas.
A programação seguiu com palestras sobre temas relacionados ao direito de sindicalização e aos processos de negociação coletiva.
As atividades tiveram início com a palestra “O Papel Patronal na Negociação Coletiva”, ministrada por Jonathan Abreu, consultor trabalhista e previdenciário do SINDUSCON-CE. Em seguida, foi apresentada “A Importância dos Dados para a Negociação Coletiva”, conduzida por Rafael Sales, doutorando em Direito, membro do GRUPE e advogado trabalhista. Encerrando a programação, ocorreu a palestra “Reforma Tributária e o Futuro dos Sindicatos”, apresentada por Luís Alves de Freitas, chefe da Fiscalização do Trabalho no Ceará.
A Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva 2025, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Secretaria de Relações do Trabalho, ocorreu entre os dias 24 e 28 de novembro em todas as regiões do país. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo social e aprimorar as relações de trabalho, estimulando a troca de experiências entre representantes de empregadores, trabalhadores e especialistas que atuam nos processos de negociação coletiva.
%20(1).jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
(85) 4009.6300