telefone(85) 4009.6300

Comitê Gestor do Moda Avante celebra um ano de resultados e projeta expansão do programa para 2026

28/11/2025 - 14h11

Na última quinta-feira (27/11), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) recebeu a 5ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Moda Avante. O encontro reuniu representantes do IEL Ceará, da Adece, do SindRoupas e demais parceiros para celebrar o primeiro ano de resultados do programa, que se consolidou como uma das principais iniciativas de qualificação, inovação e fortalecimento da indústria da moda no Ceará, e para definir os próximos passos da agenda 2026.

Idealizador do programa e presidente do SindRoupas, Paulo Rabelo celebrou a marca de um ano e ressaltou os impactos concretos gerados nas empresas participantes. "O Moda Avante está de parabéns. Ele completou um ano e trouxe resultados expressivos: empresas que aumentaram 33% o faturamento, outras que dobraram, ganhos de produtividade, redução de desperdício e democratização da inovação dentro das equipes. Com a força da Adece, o projeto ganhou capilaridade no interior, fortalecendo oficinas de costura e ajudando a criar o setor do jeans. Se em 2025 entregou tanto, em 2026 entregará dez vezes mais", destacou.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez participação no início da reunião para destacar o impacto do projeto e agradeceu às equipes e parceiros envolvidos. "Estou aqui para agradecer a esse super time de execução do IEL Ceará, liderado pela Margaret Lins. Agradeço também ao Paulo Rabelo, que trabalha sempre olhando para o bem de todos e faz acontecer. As pessoas certas no lugar certo não têm como dar errado. Com o apoio do nosso presidente Ricardo Cavalcante, cada passo do Moda Avante tem mostrado resultados que nos orgulham muito”, afirmou.

Representando a Adece, Darcyla de Freitas Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal, reforçou o avanço das ações no interior. "Essa parceria entre Adece, IEL, FIEC e SindRoupas tem ampliado expectativas e fortalecido um segmento extremamente relevante para o Ceará. Estamos avançando em inovação, capacitação e consultorias, unindo setor privado, setor público e academia. A perspectiva para 2026 é muito positiva, com ainda mais capilaridade", afirmou.

À frente das ações técnicas do programa, o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio da Costa, ressaltou o balanço positivo das atividades realizadas nos quatro municípios do Cinturão do Jeans visitados em 2025 — Acarape, Ocara, Aracoiaba e Guaiúba — e destacou o propósito da iniciativa. "O Moda Avante busca interiorizar ações, fortalecer competitividade e produtividade e aproximar a academia da indústria. O encontro de hoje serve para avaliarmos o caminho percorrido e projetar 2026, que terá ainda mais ações, mais municípios e mais impacto para a moda cearense", explicou.

O especialista em Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, reforçou o caráter colaborativo do Moda Avante ao longo dos últimos meses, contando com um conjunto de ações integradas que enfatizam o poder da inovação para o crescimento do setor. "Estamos celebrando resultados expressivos deste primeiro ano, alcançados graças ao apoio dos parceiros, da diretoria dos sindicatos e da liderança do IEL. A velocidade das entregas foi inédita para nós. Já seguimos para um novo convênio, que ampliará o escopo das ações em 2026. A participação técnica do SENAI Ceará também tem sido essencial, cada instituição contribuindo com sua expertise", destacou.

Avanço do Moda Avante no Cinturão do Jeans

Lançado em novembro de 2024, o Moda Avante atua com uma série de atividades de qualificação e troca de experiências, como workshops, consultorias e eventos de benchmarking, todos voltados para enfrentar os desafios da indústria de roupas e confecções na atualidade. O programa tem atuado em municípios do Cinturão do Jeans com oficinas, mapeamento de demandas, capacitações, práticas de sustentabilidade e aproximação entre indústria, academia e setor público. Em 2025, o planejamento intensificou a sua presença territorial, levando conhecimento, diagnósticos e orientação estratégica para empresas de Acarape, Ocara, Aracoiaba e Guaiúba, estimulando inovação e protagonismo local.

Projeção para 2026

Durante o encontro, foi apresentada a conclusão do Convênio 001/2025 e projetada a continuidade da parceria, com perspectivas de ampliação do alcance das ações do programa, incluindo iniciativas em inovação, produção, transformação digital e ESG. A reunião também anunciou o 1º Congresso Moda Avante 2025, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, às 18h30, na Casa da Indústria, com palestra de Michelle Schneider, TEDx Speaker e Top Voice do LinkedIn.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright