Comitê Gestor do Moda Avante celebra um ano de resultados e projeta expansão do programa para 2026
Na última quinta-feira (27/11), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) recebeu a 5ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Moda Avante. O encontro reuniu representantes do IEL Ceará, da Adece, do SindRoupas e demais parceiros para celebrar o primeiro ano de resultados do programa, que se consolidou como uma das principais iniciativas de qualificação, inovação e fortalecimento da indústria da moda no Ceará, e para definir os próximos passos da agenda 2026.
Idealizador do programa e presidente do SindRoupas, Paulo Rabelo celebrou a marca de um ano e ressaltou os impactos concretos gerados nas empresas participantes. "O Moda Avante está de parabéns. Ele completou um ano e trouxe resultados expressivos: empresas que aumentaram 33% o faturamento, outras que dobraram, ganhos de produtividade, redução de desperdício e democratização da inovação dentro das equipes. Com a força da Adece, o projeto ganhou capilaridade no interior, fortalecendo oficinas de costura e ajudando a criar o setor do jeans. Se em 2025 entregou tanto, em 2026 entregará dez vezes mais", destacou.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, fez participação no início da reunião para destacar o impacto do projeto e agradeceu às equipes e parceiros envolvidos. "Estou aqui para agradecer a esse super time de execução do IEL Ceará, liderado pela Margaret Lins. Agradeço também ao Paulo Rabelo, que trabalha sempre olhando para o bem de todos e faz acontecer. As pessoas certas no lugar certo não têm como dar errado. Com o apoio do nosso presidente Ricardo Cavalcante, cada passo do Moda Avante tem mostrado resultados que nos orgulham muito”, afirmou.
Representando a Adece, Darcyla de Freitas Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal, reforçou o avanço das ações no interior. "Essa parceria entre Adece, IEL, FIEC e SindRoupas tem ampliado expectativas e fortalecido um segmento extremamente relevante para o Ceará. Estamos avançando em inovação, capacitação e consultorias, unindo setor privado, setor público e academia. A perspectiva para 2026 é muito positiva, com ainda mais capilaridade", afirmou.
À frente das ações técnicas do programa, o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio da Costa, ressaltou o balanço positivo das atividades realizadas nos quatro municípios do Cinturão do Jeans visitados em 2025 — Acarape, Ocara, Aracoiaba e Guaiúba — e destacou o propósito da iniciativa. "O Moda Avante busca interiorizar ações, fortalecer competitividade e produtividade e aproximar a academia da indústria. O encontro de hoje serve para avaliarmos o caminho percorrido e projetar 2026, que terá ainda mais ações, mais municípios e mais impacto para a moda cearense", explicou.
O especialista em Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, reforçou o caráter colaborativo do Moda Avante ao longo dos últimos meses, contando com um conjunto de ações integradas que enfatizam o poder da inovação para o crescimento do setor. "Estamos celebrando resultados expressivos deste primeiro ano, alcançados graças ao apoio dos parceiros, da diretoria dos sindicatos e da liderança do IEL. A velocidade das entregas foi inédita para nós. Já seguimos para um novo convênio, que ampliará o escopo das ações em 2026. A participação técnica do SENAI Ceará também tem sido essencial, cada instituição contribuindo com sua expertise", destacou.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Avanço do Moda Avante no Cinturão do Jeans
Lançado em novembro de 2024, o Moda Avante atua com uma série de atividades de qualificação e troca de experiências, como workshops, consultorias e eventos de benchmarking, todos voltados para enfrentar os desafios da indústria de roupas e confecções na atualidade. O programa tem atuado em municípios do Cinturão do Jeans com oficinas, mapeamento de demandas, capacitações, práticas de sustentabilidade e aproximação entre indústria, academia e setor público. Em 2025, o planejamento intensificou a sua presença territorial, levando conhecimento, diagnósticos e orientação estratégica para empresas de Acarape, Ocara, Aracoiaba e Guaiúba, estimulando inovação e protagonismo local.
Projeção para 2026
Durante o encontro, foi apresentada a conclusão do Convênio 001/2025 e projetada a continuidade da parceria, com perspectivas de ampliação do alcance das ações do programa, incluindo iniciativas em inovação, produção, transformação digital e ESG. A reunião também anunciou o 1º Congresso Moda Avante 2025, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, às 18h30, na Casa da Indústria, com palestra de Michelle Schneider, TEDx Speaker e Top Voice do LinkedIn.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
(1).jpg)
(85) 4009.6300