SENAI Barra do Ceará recebe comitiva do Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do Nordeste
O SENAI Barra do Ceará recebeu, na tarde desta quinta-feira (31/10), a visita de uma comitiva de participantes do XIV Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do Nordeste, promovido pelo Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (Conerge). O grupo foi recebido pela equipe da unidade para conhecer o Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, referência nacional em pesquisa e capacitação no setor energético.
Os visitantes percorreram os laboratórios de Hidrogênio Verde, de reparação de pás e de certificação GWO, além de realizarem um tour pelo prédio anexo, onde estão instalados os laboratórios de energia fotovoltaica e o Centro de Treinamento Avançado da Enel.
As boas-vindas ao grupo foram conduzidas pelo consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, que apresentou as principais ações do Sistema FIEC voltadas ao fortalecimento da cadeia energética e à transição para fontes limpas. "Recebemos hoje representantes dos conselhos de consumidores de empresas de distribuição de energia de todo o Brasil. Tivemos mais uma oportunidade de mostrar o que o Ceará tem desenvolvido nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde, em uma visita técnica que realmente satisfez a todos os participantes", destacou Picanço.
Acompanhando a programação na unidade da Barra do Ceará, Felipe Frutuoso, integrante da Assessoria Técnica para Transição Energética do SENAI Ceará, ressaltou a relevância de receber comitivas ligadas ao setor de energia na escola temática do SENAI voltada à área. "É muito importante que profissionais e representantes da sociedade conheçam de perto a infraestrutura disponível no SENAI Ceará para capacitação e treinamento. Nosso objetivo é manter a instituição sempre na vanguarda tecnológica, em parceria com empresas de ponta, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante e o apoio do nosso diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda", afirmou.
Os visitantes elogiaram a estrutura do Centro de Excelência do SENAI Barra do Ceará, ressaltando o potencial do protótipo de produção de Hidrogênio Verde (H2V) e o papel da unidade na formação técnica de profissionais para atender às novas demandas do setor elétrico e de energias renováveis.
Para Wilson de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) – Regional Anápolis, a experiência foi enriquecedora. “Quero parabenizar a FIEC, que através do SENAI proporcionou esse conhecimento a todos nós. É realmente um centro de excelência. Visitamos os laboratórios, conversamos com os professores e levaremos para nossos estados um grande aprendizado. O Ceará está de parabéns e à frente do Brasil nessas questões", afirmou.
Já Rosimeire Costa, presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa no Mato Grosso do Sul e do Conselho Nacional dos Consumidores, destacou o impacto educacional e social do centro. "Para nós, é uma satisfação participar dessa visita técnica, que também traz um frescor, pois vemos novas tecnologias do setor elétrico sendo disseminadas entre os jovens. Precisamos de inovação e de energia acessível ao consumidor final. Por isso, capacitar nossas equipes e fortalecer os centros de formação é essencial", destacou.
Francilene Silva, representante da Classe Residencial do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará, avaliou que a visita ao centro foi uma experiência marcante e inspiradora. "Para nós, foi uma visita enriquecedora, uma experiência renovadora. Fomos recebidos de portas abertas, com muito conhecimento e uma grande estrutura neste centro do SENAI no Ceará", destacou.
Sobre o Encontro de Conselhos
O XIV Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do Nordeste reuniu, nos dias 30 e 31 de outubro, conselheiros dos 26 estados e do Distrito Federal, no Hotel Oásis, em Fortaleza, para uma programação especial de palestras e debates alinhada ao tema central do evento: “Transição Energética – a vez do consumidor”.
Durante a programação de quinta-feira (30), o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, ministrou a palestra “Desafios na Capacitação de Eletricistas para Atender as Distribuidoras do Brasil”, destacando a importância da qualificação profissional para o fortalecimento da infraestrutura energética nacional. O painel contou ainda com a mediação e o debate conduzidos por Luiz Eduardo Barbosa de Moraes, conselheiro titular da Classe Industrial do Conerge pela FIEC.






.jpg)




.jpg)
(85) 4009.6300