IEL Ceará realiza mais um Congresso de Orientação de Carreira em Juazeiro do Norte
	
Com uma proposta inovadora e lúdica, que aproxima o tema carreira ao universo dos games, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou, na última segunda-feira (20/10), o Congresso de Orientação de Carreira na Escola SESI SENAI de Juazeiro do Norte. O evento reuniu 76 estudantes do 1º ano do Ensino Médio e marcou o encerramento das atividades do Projeto de Orientação de Carreira na unidade em 2025.
Neste ano, o congresso ganhou o nome “Blocos do Futuro: Escolhas que constroem Carreira”, inspirado no jogo Minecraft. Assim como no game, em que cada jogador constrói mundos a partir de blocos escolhidos com estratégia e criatividade, o congresso propôs uma reflexão sobre como as decisões de cada jovem moldam o futuro profissional e pessoal.
A psicóloga coordenadora do projeto, Alina Sales, explica que a escolha da temática surgiu da observação do comportamento dos alunos em sala de aula. “A ideia realmente é falar sobre carreira através de um jogo, que eles conhecem, para fazer sentido. Como são alunos de 1º ano, é um tema ainda muito introdutório. Se a gente fosse falar sem conectar com algo da realidade deles, talvez não fizesse sentido”, explicou.
A psicóloga Fernanda Luna, que conduziu as atividades na unidade, celebrou os resultados alcançados. “Finalizamos mais um projeto de Orientação de Carreira na unidade da Escola SESI Juazeiro do Norte-CE, com os alunos do 1º ano do ensino médio. Foram momentos de reflexão, debates, aplicação e devolutiva de testes psicológicos em prol do autoconhecimento, responsabilidade, reconhecimento e estímulo ao potencial de cada estudante para alcance de decisões mais assertivas a respeito da construção de carreira e futuro profissional. Concluímos com muito engajamento, reconhecimento de talentos e construção de propósitos”, destacou.
O congresso representa a etapa final de um percurso que teve início em junho, com a aplicação da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) e do jogo Critérios para Escolhas Profissionais, conduzidos pelas psicólogas do IEL Ceará. A partir dos resultados, as ações foram direcionadas para o desenvolvimento de autoconhecimento e autoresponsabilidade, competências consideradas essenciais para uma escolha profissional mais consciente.
Desde 2021, o Projeto de Orientação de Carreira já impactou cerca de 2 mil adolescentes em todo o estado, consolidando-se como uma referência nacional, inclusive servindo de modelo para iniciativas do IEL Nacional. O programa busca despertar nos jovens a compreensão de que carreira não é apenas profissão, é caminho de vida, e que cada decisão é um “bloco” fundamental na construção do futuro.
	

(1).jpg)
                
                
(85) 4009.6300