telefone(85) 4009.6300

Estratégia de dados, governança digital, IA e visita à Alibaba marcam segundo dia do Programa de Educação Executiva Internacional da FIEC/IEL Ceará em Hong Kong

22/10/2025 - 09h10

O segundo dia do Programa de Educação Executiva Internacional – Hong Kong Leading Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), foi marcado por um mergulho profundo em temas como liderança orientada por inteligência artificial, governança digital e aplicação de IA. A programação reuniu professores renomados da Universidade de Hong Kong e executivos de destaque da Alibaba, promovendo uma intensa troca de conhecimento e a geração de insights valiosos entre os participantes.

O programa começou com a sessão acadêmica “Liderança Orientada por IA e Tendências Futuras”, conduzida pelo professor David Lee, especialista em ética, fintech, liderança e governança corporativa. O especialista apresentou cenários sobre os impactos da inteligência artificial nas organizações, destacando desafios e oportunidades dessa tecnologia em rápida evolução. Para ele, a IA está redefinindo o papel dos líderes e exigindo uma nova forma de pensar as relações entre pessoas e tecnologia. Uma das principais reflexões que ele trouxe foi que “a IA não vai substituir os humanos, mas os humanos que souberem usar a IA vão substituir aqueles que não souberem. Isso é especialmente verdadeiro no caso da IA generativa”, sublinhou.

“O aprendizado aqui tem sido contínuo e extremamente enriquecedor. É fundamental estarmos abertos a compreender as diversas tecnologias que surgem, para saber como aplicá-las de forma estratégica em nossas realidades”, destacou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. “O professor apresentou inúmeros cases mostrando como as grandes potências estão saindo na frente justamente por enxergarem e aplicarem bem a inteligência artificial. Ele reforçou algo que considero essencial: embora a tecnologia esteja em constante evolução, são as pessoas que continuam no centro das transformações. A IA veio para mudar o mundo dos negócios, mas aqueles que acompanharem essa mudança estarão sempre à frente”, pontuou.

Na sequência, o professor Beau Lefler conduziu a sessão sobre “Governança Digital e de Dados”, enfatizando a importância da segurança e da gestão responsável das informações em ambientes corporativos. Com experiência em direito corporativo e transacional, Lefler trouxe uma perspectiva global sobre como o uso estratégico de dados se tornou essencial para a tomada de decisões e para a competitividade das empresas.

À tarde, os participantes visitaram o Alibaba Entrepreneurs Fund, iniciativa criada pelo Alibaba Group para apoiar startups inovadoras. Durante o encontro, executivos e empreendedores apresentaram casos de sucesso sobre o uso de inteligência artificial e big data em diferentes setores. As palestras mostraram como o ecossistema de inovação de Hong Kong vem se consolidando como referência mundial na aplicação de tecnologias emergentes.

Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, a experiência do segundo dia de programação reforçou a importância do programa para o desenvolvimento dos líderes cearenses. Ao todo, o programa reúne 40 líderes de empresas, governo, instituições de classe e academia. “Foi um dia intenso, repleto de aprendizados e muitos insights. Vimos muitos casos de sucesso e como o conhecimento pode ser aplicado. Na programação da tarde, pudemos ver na prática tudo o que discutimos nas sessões da manhã sobre tecnologia e dados”, destacou.

“A visita à Alibaba foi extremamente produtiva. Fomos recebidos pelo CEO, que apresentou o sucesso da plataforma, seus investimentos e a forma como conseguiram se conectar globalmente, consolidando-se como uma grande potência no mundo. Encerramos o dia com a apresentação de diversos cases de startups e empreendedores que mostraram, de forma muito concreta, a aplicabilidade da inteligência artificial e como essas empresas estão ajudando grandes organizações a crescer com soluções diferenciadas, baseadas em inteligência de dados e software. Foi uma experiência que conectou teoria e prática de maneira inspiradora e evidenciou o poder transformador da IA no cenário global”, ressaltou Dana Nunes.

O Hong Kong Leading Beyond segue até 24/10, na China, com novas sessões acadêmicas em temas estratégicos com professores de uma das universidades mais renomadas do mundo, além de visitas técnicas que consolidam o intercâmbio de conhecimento entre o ecossistema de inovação asiático e o setor produtivo cearense. O programa prepara os líderes para os desafios da nova ordem mundial, ampliando a sua capacidade de expandir negócios e elevar a eficiência das instituições.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright