telefone(85) 4009.6300

Gerente do CIN, Karina Frota, destaca cimento super-resfriante desenvolvido na China em coluna no jornal O Povo

06/10/2025 - 15h10

Em sua coluna semanal no jornal O Povo, Karina Frota, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), destaca o tema "China desenvolve cimento super-resfriante".

Confira a publicação na íntegra abaixo ou acesse diretamente no site do O Povo clicando AQUI.

 

China desenvolve cimento super-resfriante

A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Sudeste da China, uma composição inédita, o material possui uma formulação química diferente da versão habitualmente utilizada na construção civil

É visível o avanço da China no caminho para uma economia verde e sustentável. São muitos desafios, metas, lacunas... Para a economia chinesa, os temas relacionados a transição ambiental e sustentabilidade se tornaram permanente. O País assume diariamente compromissos mais ambiciosos e investe de forma consistente em tecnologias limpas, energias renováveis e políticas ambientais rigorosas.

Dentro desse contexto, a China informou recentemente o desenvolvimento de um cimento super-resfriante. Uma tecnologia que é capaz de reduzir a temperatura interna das construções em até 5,4ºC. A ideia foi apresentada como alternativa ao ar-condicionado.

O cimento que mantém o interior de edifícios naturalmente frescos, deve reduzir a dependência do ar-condicionado e, como consequência, as despesas com energia elétrica. A China caminha visando combater o aquecimento global.

A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Sudeste da China, uma composição inédita, o material possui uma formulação química diferente da versão habitualmente utilizada na construção civil.

Essa alternativa confirma a posição da China sobre o seu crescimento econômico sustentável. Uma contribuição importante para a economia de energia elétrica. A tecnologia segue em teste, ainda sem previsão de quando estará disponível comercialmente.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright