telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará realiza primeira etapa do processo seletivo de estagiários e residentes do MPCE com milhares de candidatos em todo o estado

22/09/2025 - 14h09

No último domingo (21/09), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou a primeira etapa do processo seletivo para estagiários e residentes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A seleção é uma das maiores para este público no estado e ocorreu simultaneamente em dez municípios, mobilizando milhares de candidatos, além de centenas de fiscais e equipes de apoio, em uma ação marcada pela organização e pela tranquilidade.

A aplicação das provas foi realizada, simultaneamente, das 9h às 12h30, em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Russas, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Tianguá e Crateús. Ao todo, 7.723 pessoas se inscreveram para o processo seletivo. Dessas, 5.912 estavam aptas a realizar as provas e 3.188 compareceram à seleção.

As avaliações, compostas por 50 questões objetivas e uma redação dissertativa sobre tema da atualidade, testaram conhecimentos de Língua Portuguesa e conteúdos específicos de cada área de formação. Os candidatos concorrem às vagas previstas nos Editais nº 01/2025 (estágio) e nº 02/2025 (MP Residente), que irão compor listas de cadastro de reserva. Entre as áreas contempladas estão Administração, Direito, Psicologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Tecnologia da Informação, entre outras.

A previsão é de que até o final desta segunda-feira (22/09) seja divulgado no site do IEL Ceará os gabaritos das provas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. O prazo para recursos é até dia 24/09 e no dia 30/09 será feita a divulgação do gabarito definitivo e a relação dos candidatos aptos a terem a redação corrigida. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de novembro de 2025, no site do IEL Ceará (www.iel-ce.org.br), após a fase de recursos. Outras informações sobre as próximas fases podem ser obtidas no site do IEL Ceará.

Responsável por organizar e executar todas as fases da seleção, o IEL Ceará é referência no mercado cearense por sua expertise na condução de processos seletivos de estagiários, sendo parceiro estratégico tanto de empresas privadas, quanto de prefeituras e outros órgãos públicos. O IEL Ceará preza pelo rigor técnico e transparência em todas as etapas das seleções, contribuindo para a seleção dos melhores talentos para seus parceiros.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright