Paulo André Holanda recebe título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira
Na última sexta-feira (19/09), o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, foi agraciado com o título honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira. A comenda foi entregue durante a cerimônia de comemoração do 89º aniversário da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), atualmente comandada pelo Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa.
O título é concedido a cidadãos, civis e militares da reserva, que tenham prestado valiosos serviços ou cooperação às organizações do Comando da Aeronáutica. Para Holanda, a honraria tem significado especial e é dividida com suas equipes.
“Este título que recebo é fruto de um trabalho em equipe; é um reconhecimento à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, por meio das casas SESI SENAI, que têm uma parceria com a Base Aérea de Fortaleza desde a pandemia de Covid-19. Divido toda essa homenagem com toda a minha equipe do SESI SENAI e agradeço também ao nosso Presidente [FIEC], Ricardo Cavalcante, pois, ao longo dos anos, estamos construindo grandes parcerias. Uma delas, esta que é tão importante, com a Aeronáutica do Brasil”, disse.
A parceria entre a Base Aérea de Fortaleza e a FIEC foi fundamental, durante a pandemia de Covid-19. O Sistema FIEC doou capacetes de respiração assistida, os ELMO, ao Hospital da Base Aérea de Fortaleza; além disso, partiram da BAFZ equipamentos como respiradores pulmonares, face shields, máscaras e unidades do ELMO para outros estados do país, contribuindo para salvar incontáveis vidas.
“Nós também temos alguns cursos de qualificação profissional ofertados aos soldados da aeronáutica e, além disso, a estreita ligação entre as instituições com a vinda do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), do ISI (Instituto SENAI de Inovação) e do Parque Tecnológico, para fazer essa grande diferença no nosso estado, na pauta de desenvolvimento, tecnologia e inovação”, completou.
Como noticiamos na semana passada, a FIEC, por meio do SENAI Ceará, e a Base Aérea de Fortaleza assinaram um aditivo ao termo de cooperação para qualificar soldados da Aeronáutica em cursos de capacitação profissional, dentro do Projeto S10, nas áreas de Eletricista Instalador Residencial, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Técnica de Pintura de Obras e Mecânico de Manutenção de Ar-Condicionado.
Também foi agraciado com o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira o Diretor de Operações do Parque Tecnológico do Ceará, Rodrigo Pastl. Este parque será instalado na Base Aérea de Fortaleza, unindo-se ao novo campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e ao Instituto SENAI de Inovação (ISI).
Além de Holanda e Pastl, receberam o título: o Coronel Comandante-Geral Veterano Klênio Sávyo Nascimento de Sousa, da Polícia Militar do Estado do Ceará; o Coronel da Polícia Militar Marcus Vinicius Costa Saraiva, Coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado do Ceará (Ciopaer); e o Prof. Tales de Sá Cavalcante, Diretor-Presidente da Organização Educacional Farias Brito e Presidente da Academia Cearense de Letras (ACL).
Ao citar a construção do campus do ITA, o Comandante Tony Gleydson disse: “Hoje, escrevemos um novo capítulo dessa história com a implantação desse belíssimo campus avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, aqui em Fortaleza. Este marco significa formar engenheiros de excelência, desenvolver soluções em áreas estratégicas, como energias renováveis, inteligência artificial e aproximar ainda mais esta Base da fronteira do conhecimento, gerando oportunidades para a juventude cearense e fortalecendo toda a região.”
A cerimônia também contou com homenagens a militares da aeronáutica que receberam a Medalha Militar, comenda que reconhece os bons serviços prestados pelos oficiais e praças, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.
Prestigiaram a cerimônia: a sra. Marina Barroso Holanda, esposa de Paulo André Holanda; a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente; a Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho para a Indústria do SESI Ceará, Veridiana Sales; o Gerente do Instituto SESI SENAI de Tecnologia, Carlos Egberto Mesquita; o Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos; o Gerente de Engenharia e Arquitetura da FIEC, Jefferson Medeiros; a Secretária Executiva da Diretoria SESI SENAI Ceará, Fátima Silveira; e o Assessor Técnico de Comunicação da Diretoria SESI SENAI Ceará, Richell Martins.