SENAI Ceará se destaca em chamada pública da Fundep e capta mais de R$ 1 milhão para cursos no setor automotivo
Consolidando sua atuação na área de educação profissionalizante, o SENAI Ceará aprovou 16 cursos na chamada pública Rota in Curso, realizada pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) para promover a capacitação nas indústrias do setor automotivo. A conquista representa um montante de R$ 1,179 milhão em recursos captados para a execução de formações gratuitas a partir de 2026.
O trabalho é fruto da articulação entre a Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (UNITEC), por meio da área de captação de recursos, a Gerência de Operações do SENAI Ceará (UNION), a Gerência de Educação do SENAI Ceará (UNED) e as Unidades de Negócios SENAI Maracanaú, Centro e Barra do Ceará.
O resultado preliminar da chamada foi divulgado no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, que integra o programa Mover, da Fundep. Essa frente tem como propósito fortalecer ferramentarias brasileiras, superando desafios de produtividade e defasagem tecnológica para atender à demanda nacional de fabricação veículos, além de ampliar a competitividade do segmento automotivo em nível global .
No total, a chamada recebeu 148 propostas, das quais 49 foram aprovadas, incluindo as 16 submetidas pelo SENAI Ceará. As instituições contempladas deverão planejar, organizar e executar cursos de curta e média duração, nos formatos presencial, semipresencial ou de ensino a distância, assim como a divulgação e apresentação de resultados.
As formações abordarão desde competências técnicas até aspectos de gestão e inovação, de modo a acompanhar as transformações tecnológicas do setor.
Histórico de resultados
Essa é a terceira vez que o SENAI Ceará aprova cursos na chamada pública Rota in Curso. No primeiro ciclo do programa, a instituição teve oito cursos aprovados. Já no segundo, o número subiu para 15.
“A aprovação do SENAI Ceará nos três ciclos do Programa Rota In Curso é um marco de grande relevância e motivo de orgulho para toda a instituição. É uma conquista para a nossa área de Educação, pois reforça nosso capital intelectual e a competência instalada, essenciais para oferecer cursos de alta qualidade, confirmando nosso compromisso em impulsionar o desenvolvimento da indústria", ressalta Cristhiane Luna, Coordenadora da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará.
João Luís Giffoni, Gerente da Unidade de Operações do SENAI Ceará, também comemora o resultado. “O SENAI Ceará é peça chave na formação de profissionais capacitados, contribuindo para o crescimento e a inovação no setor automobilístico por meio de cursos especializados que atendem às necessidades da indústria local e global. O projeto também facilita o acesso das empresas a essas capacitações para seus colaboradores”, destaca.
Como participar
As ferramentarias interessadas em participar das formações devem se cadastrar na Plataforma Rota in Curso e precisam atuar ou ter atuado na cadeia automotiva nos últimos cinco anos, além de fazer parte das ações do Programa Prioritário Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas. As empresas terão acesso gratuito aos cursos da plataforma.
Para fazer o cadastro e saber mais sobre a plataforma, acesse rotaincurso.fundep.ufmg.br.