Com participação da FIEC, 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas tem início no Ceará
O Ceará recebe, a partir desta segunda-feira (15/09), a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), evento de preparação para a COP 30, que acontece no Brasil em novembro, com a proposta de discutir questões de clima, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em regiões secas no mundo. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi uma das instituições convidadas a participar da abertura das atividades, com a presença do 1º Vice-presidente Carlos Prado, ao lado do Governador Elmano de Freitas, do Presidente da ICID, Antônio Rocha Magalhães, de autoridades e de especialistas em meio ambiente.
Essa é a terceira vez que o Estado sedia a ICID, já realizada nos anos de 1992 e 2011. Esta edição pretende reunir representantes do poder público, da iniciativa privada, da academia e da sociedade civil para debater os impactos sociais, econômicos e ambientais das variações climáticas nas regiões secas; a mitigação e a adaptação às condições climáticas atuais; entre outros temas.
“A FIEC vem investindo nessa área há alguns anos. Participamos de todas as COPs nos últimos quatro anos e temos trabalhado ativamente na possibilidade de industrialização do hidrogênio verde, que já começa a se concretizar. Os primeiros projetos já estão entrando na fase de instalação, e o início das obras está previsto. Esse trabalho já mostra a grande importância de participar de um evento como esse, que é uma preparação para COP, que será realizada agora em Belém. Se nós não lutarmos por melhorar o clima, estaremos comprometendo toda a humanidade”, afirmou Carlos Prado.
À frente da ICID, Antônio Rocha Magalhães destaca que uma das metas da Conferência em 2025 é elaborar uma declaração em defesa das regiões secas do planeta e dos clamores por desenvolvimento sustentável que advêm dessas regiões, além de um documento específico para a COP 30.
“A participação de todos é muito importante. Essa conferência dá voz a 2,4 bilhões de pessoas em todo mundo cujos gritos não são ouvidos pelos que tomam decisões no planeta. No entanto, é enorme a contribuição produtiva das regiões secas para o desenvolvimento do mundo”, diz o Presidente da ICID.
Em discurso na abertura do evento, Elmano de Freitas afirmou que “o semiárido é um ambiente que requer resiliência e criatividade”, acrescentando que o Ceará tem conseguido conviver com essa realidade e transformar desafios oriundos questões climáticas em oportunidades.
O Governador citou o Projeto Sertão Vivo, que prevê investimentos para ações de resiliência climática, acesso à água e recuperação da Caatinga. Outras iniciativas são o Hub de Hidrogênio Verde, o Plano Estadual de Combate à Desertificação e o Programa de Reflorestamento e Florestamento.
“O Ceará é um símbolo de resiliência e inovação climática. Nosso compromisso é ser referência em soluções climáticas para regiões áridas e semiáridas. Estamos trabalhando arduamente para mitigar os efeitos da seca e fortalecer políticas de uso sustentável do solo”, pontuou.