SENAI Ceará e Base Aérea de Fortaleza formam 1ª turma de soldados na parceria de qualificação profissional
Esta sexta-feira, 12/09, marcou um momento importante para 16 soldados da Aeronáutica. Graças à parceria firmada entre a FIEC, por meio do SENAI Ceará, e a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), eles receberam os certificados de conclusão do curso de Eletricista Instalador Residencial (160h), cuja turma teve 100% de aprovação.
A iniciativa parte do Serviço Social da Base Aérea, por meio da Assessoria de Serviço Social, que idealizou o Projeto Social S10 com o objetivo de contribuir para a qualificação profissional dos soldados e favorecer sua inserção social, por meio do trabalho. Foi, então, que nasceu a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Os diplomas foram entregues aos concluintes pelo Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, pelo Comandante da BAFZ, Cel. Tony Gleydson Barbosa Costa, e pela Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará (Uned), Sônia Parente.
“Esta parceria é fundamental para a sociedade brasileira, porque tanto o SENAI quanto a Força Aérea Brasileira têm missões dedicadas, exclusivas, mas elas muito se aproximam. O SENAI, trazendo o futuro aos jovens por meio da capacitação técnica profissional e educacional, sendo colocados na sociedade como profissionais de excelência. E a Força Aérea, com a sua missão nobre de fortalecer os valores, a capacitação e o preparo de jovens e entregando homens e mulheres, como ouro forjado no fogo, para a sociedade brasileira. Agradeço essa parceria e que, assim, siga por muitos e muitos anos”, comentou o Comandante da Base Aérea.
Durante a solenidade, tanto o Diretor Regional do SENAI Ceará como a Gerente de Educação receberam, das mãos do Comandante da BAFZ, um diploma de agradecimento, em nome do efetivo de guarnição da Aeronáutica de Fortaleza.
“Estamos muito felizes porque o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, que também é diretor do Campus do ITA, tem uma visão estratégica de estadista: ele vê a educação como o maior pilar para o desenvolvimento de um país, de um estado. Então, é um momento de alegria em que o SENAI, junto com a Base Aérea e a Aeronáutica, celebram a educação com cursos de qualificação profissional”, disse Paulo André Holanda.
E a parceria continua
Com a recente troca de comando na BAFZ, quando o Cel. Leonardo Amorim passou o posto para o Cel. Tony Gleydson, em julho, a Aeronáutica vislumbrou a expansão da oferta de cursos para os soldados, dentro do projeto.
Portanto, ainda na manhã de hoje, SENAI Ceará e Base Aérea de Fortaleza assinaram um termo aditivo para a criação de três novas turmas de qualificação profissional: Aplicação de Revestimento Cerâmico (60h); Técnica de Pintura de Obras (60h); e Mecânico de Manutenção de Ar-Condicionado (160h). Junto com a turma formada nesta sexta, são totalizadas 64 vagas.
“Agradeço ao Presidente Ricardo Cavalcante, pela oportunidade, e ao Dr. Paulo André Holanda, em nome da Unidade de Educação, pela confiança em nosso trabalho nas escolas, fortalecendo o papel do SENAI Ceará em atender a sociedade e formando profissionais para a indústria. Eu, como educadora, fico muito feliz em representar a instituição e participar de momentos assim”, declarou Sônia.
A cerimônia contou ainda com a formatura dos soldados no estágio de Polícia da Aeronáutica. Também participaram: a Gerente da Unidade SENAI Centro, Alcilane Mota; a Analista da Uned, Cláudia Mara; a Supervisora Educacional Antônia Petronilio; e a Analista Educacional Thais Silva.
O futuro do ITA Ceará
As solenidades foram ambientadas bem próximo às obras do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. A expectativa é de que a primeira etapa esteja concluída no primeiro semestre de 2026 (saiba mais aqui). O Coronel Aviador Tony Gleydson é, também, Diretor deste campus que, junto com o Instituto SENAI de Inovação (ISI) e o Parque Tecnológico, irá compor o ecossistema de inovação na Base Aérea de Fortaleza, como comenta Paulo André Holanda:
“Aqui nós temos o ITA, que está sendo construído, e temos já formado um termo de cooperação técnica com a Base Aérea, em que vamos fazer essa grande parceria para que, em conjunto, possamos atender o ITA, com a Academia e o Instituto SENAI de Inovação. O ISI já foi anunciado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, fruto da sua articulação junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Será um equipamento importante, onde vamos atender os industriais do Ceará, do Nordeste e do restante do país”.