Museu da Indústria leva espetáculo para unidades prisionais do Ceará
Nesta última quarta-feira (10/09), o Museu da Indústria (SESI/FIEC) deu início a uma série de apresentações artísticas dentro das unidades prisionais do estado. Com o espetáculo “Do Siará ao Ceará: uma expedição poética”, a iniciativa leva cultura e conhecimento aos internos, numa parceria entre a Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (UNEC), Museu da Indústria e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). A primeira ação foi realizada na Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), em Itaitinga.
Os músicos e atores do Grupo Bandeira das Artes, com instrumentos e canções, contaram a história do desenvolvimento econômico cearense, desde o período colonial, com a pecuária, aos desafios dos dias atuais. A peça foi encenada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pelo SESI Ceará, e outros detentos com bom comportamento.
“Foi incrível ver os rostos de concentração deles, as palmas ao final do espetáculo, e ver como a arte e a cultura podem contribuir na ressocialização das pessoas em regime de privação de liberdade”, comentou a Coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier.
“A peça teatral representa um marco importante na formação integral dos estudantes, ao levar a arte e a cultura para dentro da unidade prisional. Contribuindo, ricamente, para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes”, disse o interlocutor da EJA e Supervisor Educacional SESI Ceará, Levi Magalhães.
Nas próximas semanas, as apresentações devem passar pela Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) e pela Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), no complexo penitenciário de Aquiraz.