telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria leva espetáculo para unidades prisionais do Ceará

12/09/2025 - 11h09

Nesta última quarta-feira (10/09), o Museu da Indústria (SESI/FIEC) deu início a uma série de apresentações artísticas dentro das unidades prisionais do estado. Com o espetáculo “Do Siará ao Ceará: uma expedição poética”, a iniciativa leva cultura e conhecimento aos internos, numa parceria entre a Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (UNEC), Museu da Indústria e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). A primeira ação foi realizada na Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), em Itaitinga.

Os músicos e atores do Grupo Bandeira das Artes, com instrumentos e canções, contaram a história do desenvolvimento econômico cearense, desde o período colonial, com a pecuária, aos desafios dos dias atuais. A peça foi encenada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pelo SESI Ceará, e outros detentos com bom comportamento.

“Foi incrível ver os rostos de concentração deles, as palmas ao final do espetáculo, e ver como a arte e a cultura podem contribuir na ressocialização das pessoas em regime de privação de liberdade”, comentou a Coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier.

“A peça teatral representa um marco importante na formação integral dos estudantes, ao levar a arte e a cultura para dentro da unidade prisional. Contribuindo, ricamente, para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes”, disse o interlocutor da EJA e Supervisor Educacional SESI Ceará, Levi Magalhães.

Nas próximas semanas, as apresentações devem passar pela Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) e pela Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), no complexo penitenciário de Aquiraz.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright