telefone(85) 4009.6300

Ocara passa a integrar Cinturão do Jeans e fortalece ações do programa Moda Avante

10/09/2025 - 15h09

Em mais um passo do convênio firmado no âmbito do programa Moda Avante, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) oficializaram, nesta segunda-feira (08/09), o ingresso de Ocara como um dos municípios contemplados pelas ações estruturantes voltadas ao fortalecimento da cadeia têxtil no Ceará.

Na ocasião, o secretário da Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Ocara, Dulcynardo Honorato, foi recebido na Casa da Indústria por Paulo Rabelo, presidente do Sindroupas; Fábio Braga, especialista em inovação do IEL Ceará; Darcyla de Freitas Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece; e Fred Acário, assessor da Adece.

O Moda Avante foi idealizado a partir do programa homônimo, criado pelo IEL Ceará em parceria com o Sebrae/CE, o Sindroupas e o Sindconfecções, com o propósito de impulsionar o setor da moda cearense por meio da inovação e da sustentabilidade. Dentro desse propósito, IEL Ceará e Adece atuam, por meio de convênio com o Instituto Moda Avante, para consolidar uma mentalidade inovadora e fortalecer ainda mais a relevância econômica da moda no Estado, com diretrizes estratégicas e modelo de governança sólidos.

Com a adesão, Ocara passa a integrar o grupo de municípios do chamado “Cinturão do Jeans”, ao lado de Barreira, Aracoiaba e Acarape. Essas localidades contarão com uma atuação estratégica voltada ao desenvolvimento de oficinas de qualificação profissional, com foco em corte e costura, e à implantação de um polo têxtil regional.

Para o presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, a entrada de Ocara representa um avanço significativo, reforçando o terreno fértil a ser percorrido pelo Moda Avante no território cearense. “Começamos a fechar o Cinturão do Jeans, que reúne as cidades que estão aderindo ao projeto. Em Ocara, não existe ainda uma grande empresa do setor, mas o programa vai identificar necessidades e potencialidades locais para construir um plano estratégico. É mais um município integrado à cadeia, fortalecendo ainda mais esse projeto”, afirmou.

Durante a reunião, ficou definido que o primeiro contato direto com a cidade ocorrerá no dia 7 de outubro, em evento do Moda Avante com a participação do prefeito de Ocara, Leonildo Farias, além de representantes da academia, do setor produtivo e do poder público.

O especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, destacou que a adesão de Ocara consolida o alcance do convênio IEL Ceará/Adece no atendimento às necessidades de cada município. “Com esse município, fechamos a quarta localidade contemplada dentro do programa. Agora, a ideia é trabalhar forte o Cinturão do Jeans para transformá-lo em um polo produtivo, a exemplo de regiões consolidadas no Nordeste, como no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.”

Ao longo da reunião, o secretário de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Ocara, Dulcynardo Honorato, enfatizou que o município está pronto para o crescimento das indústrias locais e aberto a parcerias que viabilizem a criação de polos sólidos, capazes de gerar emprego e renda. “Estamos muito felizes de saber que o primeiro embrião desse projeto, que deve abranger todo o Ceará, começará aqui, no Maciço de Baturité. Ocara está preparada para o crescimento. Vivemos o melhor momento para tomar esse tipo de ação e alcançar os resultados que o povo do município precisa e deseja”, declarou.

Na avaliação da Adece, o impacto esperado vai além da geração de renda local, alcançando toda a cadeia têxtil. “O convênio Moda Avante vem se desenvolvendo de forma bastante positiva. Vamos trabalhar quatro municípios dentro do Cinturão do Jeans, atuando em consultorias, capacitações e em toda a cadeia vocacional, para que o projeto se torne cada vez mais pulsante e traga retorno real para as oficinas de costura e para todos os envolvidos”, ressaltou Darcyla de Freitas Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece.

Com a entrada de Ocara, o Moda Avante reforça sua missão de impulsionar a moda cearense a partir de uma estratégia baseada em inovação, sustentabilidade e integração regional, consolidando o setor como vetor econômico para o Estado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright