telefone(85) 4009.6300

Em coluna no jornal O Povo, Gerente do CIN, Karina Frota, comenta regulação de cobrança por sobrestadia de contêineres

05/09/2025 - 10h09

Em sua coluna semanal no jornal O Povo, Karina Frota, Presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), comentou a regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) sobre cobrança por sobrestadia de contêineres nos portos.

Confira a publicação na íntegra abaixo ou acesse diretamente no site do O Povo clicando AQUI.

A esperada regulação da cobrança por sobrestadia de contêineres

A medida, atribuída como um avanço para maior previsibilidade e segurança jurídica no setor, foi reconhecida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), aprovou, no último dia 31, relevante entendimento regulatório sobre a incidência da chamada “sobrestadia de contêineres”, taxa cobrada por empresas de transporte marítimo quando um contêiner fica retido por mais tempo do que o período acordado em contrato.

A Antaq decidiu que a cobrança só pode ser aplicada quando a permanência do contêiner, além do período de livre estadia, decorrer do interesse, da opção ou da responsabilidade do usuário.

A medida, atribuída como um avanço para maior previsibilidade e segurança jurídica no setor, foi reconhecida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), como uma vitória do setor produtivo nacional, que há muito tempo alerta sobre valores expressivos relacionados a esse tipo de cobrança.

Tal decisão contribui de forma importante para maior eficiência logística e para a redução do Custo Brasil. Promover o debate entre a base industrial e o poder público, é essencial na busca por soluções para os obstáculos enfrentados pelo setor produtivo no que se refere ao escoamento de cargas nos terminais de contêineres do país. O setor produtivo reforça o seu compromisso com uma atuação técnica alinhada às necessidades do setor.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright