Na FIEC, ZPE Ceará lança guia para atração de investimentos e celebra 12 anos de operação
A ZPE Ceará encerrou, nesta sexta-feira (29/08), a programação em comemoração pelos seus 12 anos de operação com o lançamento do Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O documento foi elaborado pela Secretaria Executiva do CZPE, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A publicação orienta empresas na elaboração de projetos para instalação em ZPEs, oferecendo referências claras e alinhadas à legislação vigente, o que amplia a transparência, a atratividade e a previsibilidade do regime. A iniciativa integra o ZPE-Lab, desenvolvido em cooperação com a academia cearense no âmbito do Programa Cientista Chefe de Inovação.
A cerimônia contou com as presenças do Presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó; do Secretário-Executivo do CZPE, Fábio Pucci, que representou o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; do Vice-Presidente de Operações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Fábio Xavier Grandchamp; e do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho, representando o Governador Elmano de Freitas. Pela FIEC, participaram o Diretor Administrativo, Chico Esteves, representando o Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante; o Diretor Financeiro e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba do Estado do Ceará (SINDCARNAÚBA), Edgar Gadelha; o Diretor da FIEC, André Siqueira; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota.
“Este guia representa um marco de transparência e eficiência na gestão das Zonas de Processamento de Exportação no Brasil. Ele oferece referências objetivas para apoiar proponentes e administradoras na elaboração de projetos mais qualificados e em conformidade com as regras do regime, refletindo o compromisso do CZPE com o fortalecimento das ZPEs no país”, afirmou Fábio Pucci.
Segundo Chico Esteves, o aniversário de 12 anos da ZPE Ceará representa um marco para o Estado, afinal ela foi a primeira a realmente funcionar no país. "Então é motivo de orgulho, pois a FIEC sempre deu todo o apoio necessário e incentiva os industriais cearenses a procurarem a ZPE, a se instalarem lá, para desenvolver cada vez mais o nosso estado."
Em sua fala, Fábio Feijó destacou a consolidação da ZPE Ceará como um agente estratégico no desenvolvimento do Estado, atuando com protagonismo na transição energética, na disseminação de novas tecnologias e na atração de investimentos que estão, indubitavelmente, moldando o futuro do Brasil. Ainda de acordo com ele, o momento atual é significativo também porque, nesta semana, a ZPE cearense alcançou a marca de 100 milhões de toneladas de cargas movimentadas desde o início das operações.