IEL Ceará e Adece promovem reunião de planejamento estratégico do Instituto Moda Avante
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizaram nesta quinta-feira (21/08), na Casa da Indústria, a primeira reunião do planejamento estratégico expandido do recém-criado Instituto Moda Avante. O encontro teve como objetivo construir, de forma colaborativa, as diretrizes estratégicas que irão orientar o Instituto, incluindo missão, visão, eixos prioritários, programas estruturantes e modelo de governança. A iniciativa integra as ações do convênio firmado entre IEL Ceará e Adece, no âmbito do programa Moda Avante.
A reunião contou com a presença do especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga; do presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo; do assessor da Adece, Fred Acário; do presidente do Conselho Temático de Economia, Finanças e Tributação (Cofin) da FIEC, Emílio Moraes, que assumirá a diretoria Administrativo-Financeira do Instituto; da empresária Bárbara Albuquerque, indicada para a diretoria de Ecossistema; e da advogada e especialista em Propriedade Intelectual da Danske Marcas, Patentes, Softwares e Direitos Autorais, Carol Matos. A condução do planejamento foi realizada pelo consultor do IEL Ceará, Renato Melo.
Durante o encontro, foi feita uma apresentação da ata de constituição do Instituto e da proposta de seu estatuto, que norteará as regras de governança, estrutura e linhas de atuação. Essa primeira etapa servirá como base para a elaboração do estatuto definitivo, considerado a “lei do Instituto”. “As diretrizes estratégicas estabelecem bases sólidas para orientar decisões, otimizar o trabalho e alcançar impacto efetivo no fortalecimento da moda cearense”, pontuou Fábio Braga.
As próximas etapas do planejamento serão fundamentais para garantir clareza na definição das regras e ações do Instituto, assegurando a construção de um modelo sólido e transparente de governança. “Esse momento é essencial para alinhar visões e estabelecer os primeiros pilares que sustentarão a atuação do Instituto Moda Avante no fortalecimento da moda cearense”, destacou Paulo Rabelo.
O Instituto Moda Avante foi idealizado a partir do programa homônimo, criado pelo IEL Ceará em parceria com o Sebrae/CE, Sindroupas e Sindconfecções, com o propósito de impulsionar o setor da moda cearense por meio da inovação e da sustentabilidade. No último dia 14 de agosto, a iniciativa foi oficializada com a constituição do Instituto, que nasce com a missão de consolidar uma mentalidade inovadora e fortalecer ainda mais a relevância econômica da moda para o Estado.