IEL Ceará apresenta MBA pioneiro em Gerenciamento de Produtos Digitais
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FB Uni), inicia em outubro o primeiro MBA em Gerenciamento de Produtos Digitais do Ceará, um curso pioneiro no estado voltado para formar profissionais capazes de liderar projetos de inovação na economia digital. A apresentação oficial aconteceu na noite desta quarta-feira (13/08), na Casa da Indústria, em mais uma edição do IEL Negócios, durante a palestra “Competências Analíticas para Decisões Baseadas em Dados”.
Segundo Ana Zuleika Bastos, especialista em Educação Executiva do IEL Ceará, o MBA foi desenhado para atender a uma demanda crescente do mercado. “A educação executiva e corporativa do IEL Ceará forma profissionais e fortalece negócios com soluções estratégicas, alinhadas às exigências cada vez mais atualizadas, como a área de gerenciamento de produtos”, afirma.
O curso, em formato híbrido, reúne professores de renome nacional e internacional, incluindo especialistas da Alemanha e da Espanha. A proposta é oferecer uma visão completa do ciclo de vida de um produto digital, desde a concepção até o lançamento, passando por metodologias ágeis, análise de dados, marketing digital e liderança de equipes multidisciplinares.
As matrículas já estão abertas no site do IEL Ceará.
Mercado cada vez mais digital
Para Carlos Márcio Campos Lima, coordenador do MBA, a proposta vai muito além da teoria. “O curso é acessível a todos, ideal para migração de carreira, pioneiro em sua oferta e abrange todas as áreas do gerenciamento digital", explica.
A grade curricular inclui disciplinas como Inovação e Transformação Digital, Fundamentos para Produtos Digitais, UX na Gestão de Produtos, Product Discovery, Agilidade, Scrum e Kanban, Analytics aplicado à gestão de produtos baseados em dados, Go-to-Market e Estratégia de Lançamento, Growth, Liderança e Gestão de Squads, entre outros.
Porta de entrada para o tema
O evento de lançamento do MBA contou com a palestra ministrada por Paulo Roberto Toscano, especialista em Business Intelligence com mais de 15 anos de experiência no mercado, que será um dos professores do MBA. Durante a apresentação, ele mostrou como empresas de diferentes setores podem criar uma cultura orientada por dados, utilizando métricas e modelagem preditiva para embasar decisões.
“Além de competências técnicas e de gestão, a análise e o raciocínio são cruciais para entender problemas, criar ações e tomar decisões. Atualmente, as grandes empresas usam dados para tomar decisões, em vez de confiar na intuição”, destacou.
Sobre o IEL Negócios
O IEL Negócios é uma iniciativa do IEL Ceará criada para conectar empresas a especialistas, proporcionando conhecimento estratégico por meio de encontros dinâmicos. Com uma abordagem prática e temas de alta relevância, o programa apoia empresários e gestores na busca por inovação, crescimento e excelência em gestão.