SENAI Ceará oferece 600 vagas em cursos de aprendizagem técnica no
O SENAI Ceará marcou presença no "Viradão do Emprego", evento realizado nesta terça-feira (12/08), no Cuca José Walter em alusão ao Dia Internacional da Juventude. A iniciativa, voltada para jovens em busca do primeiro emprego e de capacitação profissional, ofereceu diversos serviços públicos, além de vagas e inscrições para cursos.
O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Secretaria do Trabalho do Governo do Ceará e o Governo Federal, foi uma oportunidade para o SENAI Ceará destacar a abertura de um novo edital de parcerias com a Rede Cuca, que oferece 600 vagas gratuitas em cursos de aprendizagem técnica.
Os cursos, voltados para jovens de 14 a 22 anos, têm como objetivo capacitar profissionais para atender à demanda de indústrias que precisam cumprir a cota de aprendizes. Para pessoas com deficiência, não há limite de idade. O período de inscrição vai até 18 de agosto, e as aulas estão previstas para iniciar no dia 25 de agosto de 2025.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer as oportunidades de perto. Carlos Eduardo, instrutor do SENAI Maracanaú, ressaltou o foco da instituição em áreas estratégicas. "Estamos apresentando ao público-alvo, aos futuros alunos, os cursos Técnico em PCP (Planejamento e Controle da Produção) e Qualidade. Todas as indústrias precisam de profissionais dessas áreas, e há muitas vagas e oportunidades de emprego no estado".
Paula Couto, analista administrativa do SENAI Parangaba, destacou a participação da unidade no evento, ressaltando o setor têxtil e vestuário. "Divulgamos nosso Curso Técnico de Vestuário e todas as oportunidades de empregabilidade que ele oferece para a juventude", afirmou, complementando que a exposição de trabalhos dos alunos teve o objetivo de despertar o interesse dos jovens.
Julio Brizzi, secretário da Juventude de Fortaleza, enfatizou a importância da parceria entre o SENAI e a Prefeitura de Fortaleza. "É a possibilidade de entrar no ensino médio e já ter um curso técnico feito com qualidade pelo SENAI, para já ter um currículo, já ter um certificado de curso técnico", disse.
A iniciativa foi bem recebida pelo público. Artur Nascimento, estudante de 14 anos, demonstrou grande interesse no curso de administração. "Acho muito interessante já começar nesse mercado de trabalho, que é muito importante para os alunos".
Wendel Farias, coordenador pedagógico do SENAI, reforçou que "o SENAI Ceará já atua dentro da Rede Cuca há algum tempo e agora está trazendo mais esta oportunidade para os jovens", destacando a parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio do projeto Integração, para oferecer cursos de gestão, administração e controle de produção nos Cucas do Jangurussu, José Walter, Pici, Barra do Ceará e Mondubim.
Os interessados em se inscrever devem acessar AQUI o portal de educação. As vagas são limitadas e podem ser preenchidas a qualquer momento.