telefone(85) 4009.6300

FIEC participa de reunião do Coagro e contribui com agenda climática da agroindústria para a COP30

05/08/2025 - 16h08

A preparação do setor produtivo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), foi o foco da 2ª reunião ordinária do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) em 2025. O encontro aconteceu na última quarta-feira (30/07), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi representada por José Antunes Mota, Presidente do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados no Estado do Ceará (Sindlacticínios) e conselheiro do Agronegócio da CNI, indicado para a função pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Presidida pelo vice-presidente do Coagro, Pedro Robério, a reunião tratou dos desafios e oportunidades da agroindústria diante da agenda climática internacional. Mota destacou o papel do Nordeste, especialmente do Ceará, na produção de energia limpa, mencionando o projeto de hidrogênio verde em desenvolvimento na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) e a futura instalação de um data center movido a fontes renováveis no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Também participaram do encontro a gerente de Estratégia e Competitividade da CNI, Maria Carolina Correia; a ministra-chefe da Divisão de Política Agrícola do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Grace Tanno; e a diplomata Adriana Gabinio, segunda secretária do MRE. As representantes do governo federal apresentaram as diretrizes das mesas de negociação relacionadas à agricultura, uma das pautas centrais da COP30.

Para a ministra Grace Tanno, a agroindústria brasileira reúne condições técnicas e estruturais para contribuir com soluções sustentáveis em escala global. “A agroindústria brasileira tem capacidade e tecnologia para liderar a transição para uma economia de baixo carbono”, afirmou.

Competitvidade ambiental brasileira

Durante o encontro, também foram apresentadas as estratégias da Sustainable Business COP30, aliança coordenada pela CNI com participação oficial no evento. A iniciativa busca inserir o setor empresarial nas negociações multilaterais sobre o clima, com propostas voltadas à transição energética e ao fortalecimento da competitividade ambiental brasileira. A apresentação foi conduzida por Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

A pauta do Coagro incluiu ainda a análise dos impactos das novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos do agronegócio brasileiro, ampliando o debate sobre sustentabilidade, comércio internacional e competitividade.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright