SENAI Ceará dá início a turmas voltadas para qualificação profissional de militares da Base Aérea de Fortaleza
Nesta última segunda-feira (07/07), o SENAI Ceará deu início às turmas de cursos para soldados da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), começando pela formação em Eletricista Instalador Residencial (160h). As aulas acontecem na própria Base Aérea, articuladas pela Unidade de Educação do SENAI (UNED), com docentes da unidade do Centro, junto à Assessoria de Serviço Social da instituição militar.
“Para o SENAI Ceará, é muito importante manter e fortalecer parcerias como esta, com a Base Aérea de Fortaleza. As qualificações para os militares que lá estão servindo, além de contribuírem para que eles possam ter uma uma profissão para além do serviço militar, é muito importante para nós, nesse trabalho de cidadania e formação de profissionais para o mercado de trabalho. Esses atendimentos são voltados à nossa sociedade e a importantes instituições parceiras da FIEC”, disse a Gerente da UNED, Sônia Parente.
Além do curso de eletricista residencial, o contrato também prevê, até dezembro deste ano, as turmas de Aplicação de Revestimento Cerâmico (60h), Técnica de Pintura de Obras (60h) e Mecânico de Manutenção de Ar-Condicionado (160h). Para a escolha dessas formações, especialistas do Núcleo Técnico da Unidade de Educação do SENAI Ceará visitaram a BAFZ, para coletar informações sobre as necessidades da instituição, bem como analisar os ambientes para a execução das aulas. Assim, foi traçado o plano de trabalho adequado às demandas.
"O Serviço Social da Base Aérea de Fortaleza sempre se preocupou com a qualificação profissional dos soldados, por reconhecer sua relevância no desenvolvimento integral desses jovens. Idealizamos o projeto com a intenção de contribuir não apenas para o aprimoramento das suas habilidades técnicas, mas também para a sua inserção social. Investir na formação contínua dos soldados possibilita uma força militar mais preparada, motivada e capaz de enfrentar os desafios do serviço, além de favorecer a sua integração na sociedade, refletindo positivamente na instituição como um todo”, comentou a Chefe da Assessoria de Serviço Social e idealizadora do Projeto Social S10, Tenente Tatiana Barroso.
Para a Gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, os cursos vão contribuir para o aumento da produtividade dos trabalhadores. “Imbuídos de nossa missão, que é a de contribuir para o incremento da competitividade da indústria do estado do Ceará, contribuímos significativamente, realizando, ao longo deste segundo semestre de 2025, esses quatros cursos com alto valor agregado, tanto do ponto de vista da empregabilidade quanto da prestação de serviços”, comentou.