telefone(85) 4009.6300

FIEC prestigia sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em homenagem ao Dia do Panificador

13/06/2025 - 21h06

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou, nesta terça-feira (11/06), da sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em celebração ao Dia do Panificador. A solenidade homenageou representantes do setor da panificação, reconhecendo a sua relevância econômica, social e cultural. Representando a FIEC, o Vice-Presidente André Montenegro compôs a mesa da cerimônia ao lado do Presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), Alex Martins, parlamentares e empreendedores do ramo.

Durante o evento, Montenegro ressaltou o papel fundamental dos panificadores no Ceará, fazendo menção às ações desempenhadas pelo Sindpan no fortalecimento do segmento e na sua representatividade dentro do Sistema FIEC. "Reconhecer o ofício do panificador é valorizar um trabalho essencial para a sociedade. O Sindpan é um dos maiores sindicatos da nossa Federação e tem total apoio da FIEC em suas iniciativas. A panificação está presente no dia a dia das pessoas, com padarias que se modernizaram, ampliaram seus serviços e hoje oferecem uma grande variedade de produtos", afirmou.

O Vice-Presidente da Federação também destacou a capilaridade das indústrias panificadoras, que estão em todas as regiões do estado. "Onde há uma comunidade, há uma padaria. Essa presença forte em todo o território cearense mostra a importância de termos um sindicato atuante, que representa com competência os interesses do segmento e contribui para o desenvolvimento econômico do nosso estado. Ter um sindicato forte como o Sindpan, filiado à Federação, é motivo de orgulho para nós".

Alex Martins agradeceu a homenagem e ressaltou o empenho e a força do associativismo na trajetória de avanços para o setor. "Aqui a gente tá mostrando a força das padarias do Ceará. É muito importante para nós termos esse momento de homenagem, para destacar o trabalho e a união de todos nós do Sindpan, de todos aqueles que integram o setor de panificação cearense. A gente recebe com muito prazer e de forma muito honrada da Assembleia Legislativa esse reconhecimento dos deputados estaduais. É sinal de que estamos no caminho certo e motivação para seguirmos em frente.”

O Presidente do Sindpan também enfatizou a parceria com a FIEC como fundamental para o avanço da categoria. "A Federação das Indústrias nos apoia financeiramente, na parte de estrutura, em treinamentos com o SENAI Ceará e IEL Ceará, em serviços com o SESI Ceará, e faz a ponte para o aporte do SEBRAE para nossos projetos. A FIEC tem uma parte muito grande nisso tudo. Somos muito gratos".

Ao final de sua fala, Martins prestou homenagem ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. "Não posso deixar de fazer menção ao nome do Ricardo, porque ele é o nosso comandante, ele realmente é o cara que nos guia e nos mostra os melhores caminhos. É impressionante como ele entende de todos os setores. Ele estuda e acolhe a todos nós. Muito obrigado também a você, André Montenegro, por estar sempre junto à panificação. A FIEC pode contar com o Sindpan. A gente está junto lá na luta, na batalha por melhorias para o empresariado cearense".

A iniciativa da cerimônia foi de autoria do Deputado Estadual Sargento Reginauro, com subscrição dos Deputados Firmo Camurça, Guilherme Sampaio, Antônio Henrique e Carmelo Neto. Reginauro, que presidiu a sessão, exaltou o trabalho dos profissionais da panificação e sua importância na rotina da população.

"O pão, tão comum nos nossos lares, muitas vezes chega à nossa mesa sem que a gente se dê conta de que houve alguém que madrugou para prepará-lo. Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar esses trabalhadores e, acima de tudo, esses empreendedores. Sabemos o quanto é desafiador empreender no Brasil, e esse segmento, em especial, merece nosso reconhecimento. Não é o Estado que move a economia, mas sim o setor produtivo. É o empreendedor. E a panificação é um exemplo claro disso: um setor que gera riqueza, renda e trabalho todos os dias", declarou.

Além de André Montenegro e Alex Martins, compuseram a mesa da solenidade o Deputado Estadual Guilherme Sampaio; o Vereador de Fortaleza Benigno Júnior; a Presidente do projeto Fábrica de Pães de Cristo, Ana Maria Ferreira de Freitas; e a empresária Natália Araújo, da empresa PãoPontoQuente.

Em fala como representante dos homenageados, Natália Araújo agradeceu o reconhecimento aos profissionais que atuam em toda a cadeia da panificação, da produção à distribuição e comercialização, e destacou os desafios enfrentados diariamente pelo setor. "Sabemos o quanto é difícil lutar todos os dias pelos nossos negócios. Mas quero dizer a cada um de vocês que somos, sim, vencedores. Apesar das dificuldades, conseguimos levantar, dar o nosso melhor, organizar nossos empreendimentos e gerar muitas oportunidades de emprego para a população", afirmou.

Ela também ressaltou o prestígio da panificação cearense em outras regiões do país. "Isso é resultado do esforço coletivo, da nossa resistência, resiliência e da esperança que nos move diariamente. Acordamos acreditando que, mesmo que ontem tenha sido difícil, amanhã será melhor. É por tudo isso que vemos a panificação do Ceará ganhar destaque, crescer e continuar gerando empregos", concluiu.

Além de Natália e do Presidente Alex Martins, estiveram entre os agraciados na solenidade o empresário e Diretor Financeiro do Sindpan, Daniel Jereissati; o Gerente Executivo Comercial da M. Dias Branco, Wilson Freire de Oliveira; o Diretor da FIEC e Vice-Presidente do Sindpan, Lauro Martins de Oliveira Filho; o Vice-Presidente do Sindpan, Ângelo Márcio Nunes de Oliveira; a Dirigente do Sindpan Luana Medeiros Nunes; o Presidente da Rede Pão, José Dantas Sampaio Júnior; e a mobilizadora social da Rede Nacional de Mobilização Social (COEP - Comunidade, Organização e Pessoas), Maria José Irene Facundo Lima.

Também receberam certificados do Parlamento os gestores de panificadoras Haroldo Euclides de Araújo Júnior; José Carlos Franco Cavalcante; Michele Ferreira Nogueira Beserra; Everton Arruda Linhares; Adriano Queiroz Ramos Fonseca; Maria Ceila Batista da Cunha. Entre os convidados da cerimônia, esteve presente o Diretor da FIEC e Presidente do Sindlacticínios, José Antunes Mota.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright