IEL Ceará e Adece firmam nova parceria para impulsionar inovação no setor da moda no estado
Um novo ciclo de inovação e desenvolvimento começa para o setor da moda no Ceará. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) firmaram uma parceria para fortalecer a cadeia produtiva da moda cearense por meio da estruturação de um ambiente estadual de inovação. A parceria irá possibilitar a implementação do terceiro eixo de atuação do programa Moda Avante, focando, nessa etapa, na realização de ações estruturantes de inovação, qualificação e cooperação.
Para o presidente da Adece, Danilo Serpa, a parceria representa um passo importante para reposicionar o setor da moda cearense. “Queremos estimular o fortalecimento do setor da moda, que possui importante protagonismo na economia do nosso estado. Com essa iniciativa, buscamos viabilizar a estruturação, inovação e desenvolvimento necessário para oportunizar o crescimento de negócios que, muitas vezes, veem seu crescimento comprometido por conta da informalidade. É uma orientação do governador Elmano de Freitas não só atrair novas empresas para o Ceará, mas também trabalhar pela sustentabilidade daquelas já existentes, gerando oportunidades de trabalho para a população cearense”, explica.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, ressalta que a parceria foi cuidadosamente desenhada para atender às especificidades regionais da cadeia da moda. “O diferencial deste projeto é que ele vai além da capacitação pontual. Ele estrutura um modelo de governança, de articulação entre os atores locais, com foco em inovação e resultados práticos. A moda cearense tem identidade forte e precisa de suporte técnico e institucional para alcançar novos patamares de competitividade”, avalia.
O pontapé inicial nas atividades foi dado com a realização de workshops nos municípios de Aracoiaba e Barreira, polos de produção de jeans no Ceará. A ação reuniu 17 empresas, representantes do poder público municipal e estadual, Sindroupas e Sebrae/CE. A escuta ativa do setor produtivo do interior permitirá criar um plano de ação focado em demandas de inovação transversais, beneficiando todo o coletivo empresarial cearense. O objetivo dessa fase inicial é mapear oportunidades e iniciativas empresariais capazes de contribuir para geração de um ecossistema colaborativo e inovador para o setor.
“Esses municípios foram escolhidos por já possuírem vocações produtivas nesses segmentos. A partir de tais expertises, queremos realizar ações de aprimoramento de tais negócios por meio de capacitações, consultorias e de articulações de parcerias que viabilizem a geração de novos negócios”, explica o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco.
Com um investimento de R$ 330 mil e duração de 12 meses, a parceria prevê a realização de diversas atividades como benchmarking, workshop de cocriação para validação de modelo de negócio do ambiente, consultorias em gestão da inovação, estruturação de um comitê gestor interinstitucional, mapeamento de 20 empresas da cadeia da moda, capacitações nas áreas de gestão, inovação e digitalização, consultorias em associativismo, rodadas de conexão com startups, fornecedores e ICTs, e a implantação de dashboard de monitoramento.
Para o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o terceiro eixo do Moda Avante marca um salto qualitativo no programa. “O programa Moda Avante surgiu para atender a uma necessidade latente na cadeia da moda, inicialmente em duas verticais: Cultura de Inovação e Geração de Roadmap (visão de futuro) para elevar o grau de maturidade das empresas participantes. Surge, agora, a terceira vertical do programa: a Estrutura, com o objetivo de criar um modelo de negócio de ambiente de inovação, fruto de uma parceria com a Adece para essa construção coletiva”, explica.
Fábio conta que os empresários vêm se engajando intensamente no programa, capitaneados pelo presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo. Segundo ele, a estruturação de um modelo de negócio para um ambiente de inovação é uma resposta direta à maturidade crescente do grupo de empresas participantes, que tem proporcionado a aproximação com grandes players nacionais e locais, sendo a Adece o mais recente.
Ele lembra que, como parte das ações dos primeiros eixos do Moda Avante, foi realizada uma missão empresarial para os polos de confecção de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe (PE) proporcionando uma imersão em boas práticas de governança, organização produtiva e estímulo à criatividade, que agora servem de inspiração para a construção de um modelo cearense de desenvolvimento para o setor, através da parceria firmada com a Adece.
Para Paulo Rabelo, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção e Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas), o Moda Avante representa um passo decisivo para reposicionar o setor da moda no estado. “Com esse projeto, poderemos estruturar de fato um ambiente de negócios mais moderno, inovador e sustentável. A parceria com a Adece é uma vitória construída com muito trabalho e articulação pelo Sindroupas, em parceria com o IEL Ceará, que agora avança para transformar de vez a cadeia produtiva da moda em nosso estado”, acrescenta.
Sobre o Moda Avante
O Moda Avante é um programa inovador desenvolvido pelo IEL Ceará em parceria com o Sebrae/CE e os sindicatos industriais do setor - Sindroupas e Sindconfecções, com o objetivo de impulsionar a moda cearense por meio da inovação e da sustentabilidade. A iniciativa visa preparar as empresas do setor para um mercado mais competitivo, promovendo qualificação, troca de experiências e desenvolvimento de soluções estratégicas. As ações incluem workshops, consultorias e eventos de benchmarking, capacitando empresários a renovarem suas práticas de gestão e consolidarem suas marcas.
Lançado em novembro de 2024, já conta com duas verticais em operação: Cultura de Inovação e Roadmap Setorial. Agora, com a inclusão da vertical Estrutura e a parceria com a Adece, o programa consolida sua abordagem em três eixos complementares, com o objetivo de preparar o setor para os desafios do mercado global. Ao final do projeto, espera-se não apenas empresas mais produtivas e competitivas, mas também um novo modelo de governança e articulação capaz de impulsionar o desenvolvimento industrial da moda cearense.