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Projeto de Vida e Carreira promove ciclo de palestras com estudantes da Escola SESI SENAI Parangaba

05/06/2025 - 14h06

Nesta quinta-feira (05/06), foi realizada na Escola SESI SENAI da Parangaba mais uma ação da fase piloto do projeto de Vida e Carreira, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional) em parceria com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI). Com o tema “Passaporte para o bem-estar”, o ciclo de palestras teve como objetivo gerar reflexões sobre a importância do cuidado integral com a vida — física, emocional e social — como ponto de partida para o autoconhecimento e decisões mais conscientes sobre o futuro profissional. Participaram das palestras 269 alunos de oito turmas do 1ºano do Ensino Médio dos turnos manhã e tarde. 

As palestras, que fazem parte de uma etapa fundamental do projeto, foram ministradas pela psicóloga Roberta Cavalcante, que abordou temas como emoções, gratidão, resiliência, engajamento, autorresponsabilidade, sentido de vida e propósito. “A ideia é despertar esse olhar para si mesmo, para que esses adolescentes possam se sentir protagonistas das próprias escolhas, entendendo o que é importante e o que dá sentido à vida”, explicou. A abordagem sensível e acolhedora contribuiu para que os estudantes se sentissem à vontade para refletir sobre si mesmos e sobre seus caminhos.

A estudante Carolina Freitas foi uma das que mais se envolveu com o tema. “A palestra me ensinou muito sobre a saúde, bem-estar e a importância de cuidar da nossa vida emocional, das nossas relações e dos nossos objetivos. Foi uma palestra muito bonita. Eu vou levar como um aprendizado para a vida, tanto pessoal quanto profissional”, afirmou. Para João Leandro, a experiência foi um ponto de virada: “Minha rotina é meio complicada, e essa palestra me fez olhar pra dentro. Foi bom reconhecer que tenho me superado. Toda escola deveria ter esse tipo de iniciativa”, disse.

Outros alunos também expressaram como a palestra impactou suas reflexões. João Havi contou que saiu da experiência bastante pensativo. “A gente precisa se olhar, fazer nossas próprias escolhas. Foi uma palestra bastante acolhedorora”. Já Ana Clara Alves destacou o formato da palestra.  “O ponto alto pra mim foi a dinâmica. A forma como apresentaram o conteúdo fez toda a diferença. Isso ajuda a gente a se entender melhor”. Para Sarah Radar, a palestra trouxe luz sobre o poder do autoconhecimento. “A palestra nos fez pensar sobre gratidão e sobre valorizar o que temos. Isso pode ajudar muita gente a ser mais feliz”, pontuou.

A psicóloga coordenadora do projeto de Vida e Carreira no Ceará, Alina Sales, lembra que o ciclo de palestras acontece após a aplicação de uma escala que mede a maturidade dos alunos para escolhas profissionais. “Foram avaliados cinco aspectos: determinação, influência, responsabilidade, autoconhecimento e conhecimento da realidade socioprofissional. Em seguida, foram realizadas devolutivas individuais com base nos resultados obtidos na aplicação da escala. Cada estudante recebeu um relatório personalizado, construído a partir do desempenho nos indicadores avaliados. Esse momento foi também de diálogo e orientação. Esse cuidado foi essencial para garantir que o retorno fizesse sentido para cada um. Buscamos nessa conversa ampliar a consciência dos jovens sobre seu momento atual em relação à escolha profissional e incentivamos também uma postura mais protagonista, com pesquisa e reflexão fora do ambiente escolar”, explica Alina.

Ela destacou que essas devolutivas foram realizadas exclusivamente pelas psicólogas do projeto. “A principal recomendação feita aos estudantes, durante essas devolutivas, foi a participação ativa no projeto. Falamos com todos eles sobre a importância do envolvimento nessas ações porque são importantíssimas para o seu futuro”, pontuou. Depois das devolutivas individuais, o ciclo de palestras entra para fortalecer o pilar do autoconhecimento. “A gente acredita que esse é o caminho para escolhas mais conscientes”, detalha.

Para a gerente da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, o projeto tem um papel transformador na trajetória dos jovens. “Não se trata apenas de oferecer informações sobre o mercado de trabalho. Nosso objetivo é mostrar as possibilidades de futuro e dentro dessas possibilidades fazer com que esses estudantes descubram o próprio caminho. A ideia é contribuir com a formação de jovens protagonistas, que tenham clareza de seus valores, talentos e propósitos. O projeto de Vida e Carreira fortalece a autonomia e o senso de responsabilidade dos estudantes em relação ao próprio futuro”, avaliou.

Lourena destaca que o projeto Vida e Carreira surgiu a partir de um projeto idealizado e desenvolvido pelo IEL Ceará. “O Vida e Carreira é oriundo de um projeto que surgiu aqui no Ceará de orientação de carreira, muito bem desenhado e cuidado pela Alina. Surgiu na escola da Parangaba, cresceu para as outras escolas SESI SENAI de todo o Ceará e o IEL Nacional quando conheceu, resolveu lançar em rede nacional. O projeto trouxe resultados tão importantes que precisou ser expandido para todo o Brasil”, ressaltou. 

A próxima etapa da fase piloto do projeto será uma série de visitas técnicas a oito indústrias cearenses, entre os dias 16 e 20 de junho. Cada turma visitará uma empresa diferente, onde os alunos poderão conhecer o processo produtivo e conversar com profissionais de setores diversos. Essa vivência vai aproximá-los da realidade do mundo do trabalho e contribuir para a escolha mais consciente da sua trajetória.

Após essa fase piloto, que está sendo realizada em cinco estados (CE, SC, GO, TO e ES), o projeto será expandido no segundo semestre para escolas da Rede SESI em todo o país, totalizando 24 escolas beneficiadas.

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