Projeto Impulso Digital, uma parceria do IEL Ceará com o Sebrae, inicia capacitação em Inteligência Artificial para pequenas indústrias
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta terça-feira (20/05) uma nova etapa do projeto Impulso Digital, realizado em parceria com o Sebrae. Trata-se de uma capacitação voltada para a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos negócios destinada exclusivamente para micro e pequenas indústrias cearenses. O curso visa ampliar o letramento tecnológico dos empresários, conectando teoria e prática para a aplicação estratégica da IA nos negócios.
A capacitação está dividida em quatro encontros presenciais. Em cada um deles, um conteúdo diferente, abordando: Transformação Digital e GenAI, com foco na compreensão das inteligências artificiais e no uso inicial de ferramentas como o ChatGPT; Estratégias com LLMs, voltado para aplicação de modelos de linguagem natural nos negócios; Engenharia de Prompt, com técnicas avançadas para interações otimizadas com IA; e Aplicações Multimodais e Projeto Final, que inclui o uso de IA com textos, imagens e dados, além da elaboração de um projeto prático com mentoria.
Após a formação, os participantes terão acesso a sessões de mentoria individualizadas para o desenvolvimento de projetos voltados à solução de gargalos em processos das empresas. O ciclo se encerra no dia 11 de junho com o Demo Day, momento dedicado à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes.
Segundo o head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, a Inteligência Artificial está redesenhando o cenário corporativo ao redor do mundo. Seja no aumento da produtividade, na personalização do atendimento ao cliente ou na tomada de decisões mais assertivas, o uso estratégico da IA permite que empresas – especialmente micro e pequenas indústrias – inovem, reduzam custos e ganhem vantagem competitiva.
“Dominar essas tecnologias não é mais uma opção: é uma exigência para quem quer se manter relevante no mercado atual e futuro. Nosso objetivo com essa capacitação é preparar os gestores para incorporar a IA de maneira estratégica, orientando seu uso para resolver problemas reais, aumentar a produtividade e ampliar a competitividade. Estamos falando de um conhecimento que precisa sair da teoria e se transformar em ação dentro das empresas”, justifica.
Para os participantes, a expectativa é alta. A empresária da Shape Sport Wear, Bárbara Santos, ressalta que a capacitação é muito importante para entender a aplicabilidade da IA na realidade das empresas. “O grande diferencial, e a grande relevância dessa capacitação, não é só aprender sobre IA, é aplicar esse conhecimento com o apoio de quem entende do assunto. Isso faz toda a diferença para quem está no dia a dia da indústria. Trouxemos para a capacitação pessoas de setores mais distantes da realidade da IA, como das áreas administrativa e operacional, para despertar nelas uma outra visão com foco na aplicabilidade dessa tecnologia. Então, eu estou com altas expectativas porque eu quero realmente implantar essa cultura de IA dentro da minha empresa”, comentou.
Já para Aluísio Cavalcante de Queiroz Neto, Diretor de P&D da Control Engenharia, a capacitação em IA chega como uma oportunidade estratégica para a empresa dar um salto em produtividade e inteligência operacional. “A capacitação em IA promovida pelo IEL e Sebrae, traz atualizações importantes para a inovação na indústria cearense continuar a crescer e se adaptar às novas tecnologias. Esperamos nivelar o conhecimento sobre IA em nossas empresas e aplicar essa tecnologia para otimizar processos, trazer maior eficiência e continuar a inovar", opinou.
O head do Hub do IEL Ceará explica que o Impulso Digital, lançado em fevereiro deste ano, tem como foco a transformação digital para micro e pequenas indústrias, com dois vetores de ação: o primeiro voltado à Gestão Estratégica com Inteligência de Dados (Business Intelligence) e o segundo focado em IA para Negócios.