FIEC recebe visita do Instituto Clima e Sociedade para fortalecer parcerias em transição energética
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, na manhã da última segunda – feira (19/05), representantes do Instituto Clima e Sociedade (iCS) para uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento de parcerias nas áreas de transição energética, sustentabilidade e inovação industrial. O encontro reuniu entidades cearenses ligadas à pauta climática, além de promover trocas institucionais e visitas técnicas.
A programação teve início com a apresentação do Complexo do Pecém (CIPP), seguida por uma reunião com a participação de representantes de instituições locais, incluindo SENAI Ceará, Observatório da Indústria da FIEC, Sindienergia, Associação Caatinga e Instituto Brasileiro de Transição Energética (IBTE).
Estiveram presentes pela equipe do iCS, Victoria Santos, gerente de energia e indústria; Fabiana Couto, consultora do Projeto Nordeste; Carine Szneczuk, especialista em engajamento do setor privado, Ana Terra Fernandes, senior advisor do PIE (Pooled Fund on International Energy) e Gabriel Francisco, Latin America Associate Director fo ClimateWorks Foundation.
Representando a FIEC e suas entidades vinculadas, participaram o coordenador do Núcleo de Energia, Constantino Frate; o gerente da Unitec/SENAI, professor Tarcísio Bastos; a gerente de inteligência competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso, entre outros participantes.
Durante o encontro, o SENAI Ceará apresentou sua infraestrutura voltada à inovação e ao atendimento das demandas da indústria, com foco em soluções energéticas e sustentáveis. "Procuramos mostrar ao Instituto Clima e Sociedade o potencial do SENAI para atuar como parceiro em iniciativas tecnológicas voltadas ao clima e à sustentabilidade, conforme orientações do presidente Ricardo Cavalcante e do nosso diretor Paulo André Holanda", destacou o professor Tarcísio Bastos.
Victoria Santos, gerente do iCS, ressaltou o protagonismo da FIEC na agenda de transição energética. “Estivemos aqui para conhecer as iniciativas do Ceará e o pioneirismo do Sistema FIEC. Existe uma grande oportunidade de colaboração com o iCS, especialmente em uma região como o Nordeste, que já discute temas na fronteira da agenda climática.”
Já o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, reforçou a importância do momento. “A visita foi importante para apresentar ao iCS a abrangência do trabalho da FIEC e dos nossos parceiros. Mostramos o protagonismo do Ceará e como o setor industrial está mobilizado em torno da transição energética, com destaque nacional e internacional.”
“A visita do Instituto Clima e Sociedade ao Observatório da Indústria foi uma oportunidade significativa para explorarmos possibilidades de parcerias estratégicas. Apresentamos iniciativas consolidadas nas áreas de inovação, sustentabilidade e transição energética, além de destacarmos o amplo banco de dados que apoia nossas ações. Acreditamos que essa aproximação pode gerar sinergias relevantes para o desenvolvimento de projetos colaborativos voltados à promoção do desenvolvimento sustentável no estado do Ceará”, ressaltou Laís Veloso, gerente de inteligência competitiva do Observatório da Indústria da FIEC.
Ao final da reunião, o grupo foi recebido por Edgar Gadelha, diretor financeiro da FIEC, presidente do Sindcarnaúba-CE, do Centro Industrial do Ceará (CIC) e do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga. Na ocasião, Edgar reiterou a disposição da Federação em fortalecer alianças que contribuam para o desenvolvimento sustentável do estado.
Ele estava acompanhado de Daniel Fernandes, diretor executivo da Associação Caatinga, e de Alciléria Farias, gestora do Núcleo ESG da FIEC. Daniel realizou uma apresentação institucional da Associação Caatinga, abordando as linhas de atuação, as estratégias de proteção do bioma e as ações voltadas ao fortalecimento da resiliência climática de comunidades rurais do semiárido. Também foram apresentados os principais resultados alcançados ao longo dos 26 anos de atuação da instituição.


.jpg)
(85) 4009.6300