Observatório da Indústria Ceará apresenta estudo sobre habitats de inovação locais no IX Encontro Nacional de Economia Industrial
O Observatório da Indústria Ceará participa, na próxima quinta-feira (22/05), da programação do IX Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI), evento promovido pela Associação Brasileira de Economia de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) com foco em debater oportunidades e desafios para o desenvolvimento da indústria e da tecnologia. A instituição cearense apresentará o artigo “Empresas Inovadoras e Habitats de Inovação: uma análise espacial dos clusters inovadores do Ceará”, que tem por objetivo compreender como a inovação se distribui geograficamente no estado e qual o papel dos habitats de inovação nesse processo.
A partir de diferentes categorias de empresas inovadoras e estruturas de apoio, o estudo também busca avaliar se a presença desses habitats gera efeitos positivos em territórios vizinhos. A metodologia empregada - a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) - permite identificar padrões de concentração, polarização ou transbordamento da inovação em cada área.
Segundo Lais Veloso, Gerente de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará, a abordagem faz parte de um esforço mais amplo de compreender os limites e potencialidades da interiorização das políticas de inovação no Brasil.
"A proposta do trabalho dialoga diretamente com a agenda da Nova Indústria Brasil e do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, ambos voltados para a reindustrialização e descentralização produtiva", destaca Lais. "Ao revelar como o conhecimento científico pode embasar políticas públicas e orientar investimentos, o trabalho reafirma a ciência como instrumento de transformação territorial. A análise do caso cearense oferece subsídios valiosos para outras regiões do país que buscam promover inovação de forma equitativa e conectada ao desenvolvimento regional sustentável”, acrescenta.
O IX Encontro Nacional de Economia Industrial acontece entre os dias 20 e 23 de maio, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, reunindo os principais trabalhos nos temas de transformação digital, tecnologias verdes e política industrial.
Para acompanhar a apresentação do Observatório da Indústria Ceará, é necessário se inscrever no evento, clicando AQUI.