telefone(85) 4009.6300

Observatório da Indústria Ceará apresenta estudo sobre habitats de inovação locais no IX Encontro Nacional de Economia Industrial

19/05/2025 - 15h05

O Observatório da Indústria Ceará participa, na próxima quinta-feira (22/05), da programação do IX Encontro Nacional de Economia Industrial (ENEI), evento promovido pela Associação Brasileira de Economia de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) com foco em debater oportunidades e desafios para o desenvolvimento da indústria e da tecnologia. A instituição cearense apresentará o artigo “Empresas Inovadoras e Habitats de Inovação: uma análise espacial dos clusters inovadores do Ceará”, que tem por objetivo compreender como a inovação se distribui geograficamente no estado e qual o papel dos habitats de inovação nesse processo.

A partir de diferentes categorias de empresas inovadoras e estruturas de apoio, o estudo também busca avaliar se a presença desses habitats gera efeitos positivos em territórios vizinhos. A metodologia empregada - a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) - permite identificar padrões de concentração, polarização ou transbordamento da inovação em cada área.

Segundo Lais Veloso, Gerente de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará, a abordagem faz parte de um esforço mais amplo de compreender os limites e potencialidades da interiorização das políticas de inovação no Brasil.

"A proposta do trabalho dialoga diretamente com a agenda da Nova Indústria Brasil e do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, ambos voltados para a reindustrialização e descentralização produtiva", destaca Lais. "Ao revelar como o conhecimento científico pode embasar políticas públicas e orientar investimentos, o trabalho reafirma a ciência como instrumento de transformação territorial. A análise do caso cearense oferece subsídios valiosos para outras regiões do país que buscam promover inovação de forma equitativa e conectada ao desenvolvimento regional sustentável”, acrescenta.

O IX Encontro Nacional de Economia Industrial acontece entre os dias 20 e 23 de maio, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, reunindo os principais trabalhos nos temas de transformação digital, tecnologias verdes e política industrial.

Para acompanhar a apresentação do Observatório da Indústria Ceará, é necessário se inscrever no evento, clicando AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright