SENAI Ceará e Secretaria das Mulheres unem forças para capacitar mulheres em vulnerabilidade social
Mais uma importante parceria para impulsionar a autonomia financeira e a inserção no mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade social foi formalizada nesta quinta-feira (15/05), na sede da Secretaria das Mulheres do Governo do Estado do Ceará. A gerente de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Sônia Parente, e a secretária das Mulheres, Lia Gomes, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que beneficiará mulheres assistidas nas Casas da Mulher Brasileira e Casas da Mulher Cearense.
A iniciativa prevê a oferta de cursos de capacitação profissional dentro do eixo de Promoção da Autonomia Econômica das Casas da Mulher. Inicialmente, serão realizadas 15 turmas em áreas como vestuário, alimentação e tecnologia, com o objetivo de atender cerca de 300 mulheres com cursos totalmente gratuitos.
A secretária das Mulheres, Lia Gomes, destacou a relevância da parceria e o engajamento da sociedade civil na causa do enfrentamento à violência contra as mulheres. "É uma alegria enorme assinar esse Termo de Cooperação Técnica com o SENAI Ceará. Para o Governo do Estado, essa ação tem muito valor, porque caracteriza um trabalho voluntário, um empenho de pessoas da sociedade civil. O SENAI Ceará é uma entidade com muita formação e um conceito muito bom. Nosso desejo é que as mulheres invistam tempo na formação e consigam realmente ter emprego e empregabilidade, alcançando a independência econômica, um fator crucial para que possam sair de relacionamentos abusivos", enfatizou.
Sônia Parente, gerente de Educação do SENAI Ceará, ressaltou o papel da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em contribuir com a sociedade através de parcerias com órgãos do Governo do Estado. "Essas alianças são muito importantes para fortalecer a presença do SENAI em todo o Estado e impulsionar programas como o SENAI de Ações Inclusivas. Essa parceria com a Secretaria da Mulher tem sido um sucesso nos últimos dois anos, e este novo termo amplia o alcance, o portfólio de cursos e os municípios atendidos, levando cidadania e aumentando a autoestima dessas mulheres através da educação profissional", afirmou.
Nesta primeira etapa, os cursos serão ofertados em Fortaleza e Região Metropolitana, Quixadá, Tauá, Sobral e Juazeiro do Norte. Além das áreas tradicionais como produção alimentícia e costura, o SENAI Ceará também oferecerá capacitações em áreas como elétrica (industrial e predial), manutenção de motos e almoxarife, ampliando as oportunidades para as mulheres. "A definição dos municípios contou com a expertise da Secretaria das Mulheres, e a expectativa é de que a parceria seja expandida para outras cidades no futuro", revelou Sônia.
A previsão é que as primeiras turmas iniciem em julho, com cursos de curta duração, com as primeiras certificações sendo entregues entre agosto e setembro. "Essa assinatura reforça o papel da Federação das Indústrias de contribuir com a sociedade, através do SENAI e do SESI em todo o Estado. Isso só demonstra o quanto nossos gestores, o Dr. Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e o Dr. Paulo André Holanda; superintendente Regional do SESI Ceará e diretor Regional do SENAI Ceará, estão atentos às necessidades da indústria e, também, às necessidades da sociedade", pontuou Sônia Parente.
A reunião de assinatura contou com a participação da analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará e interlocutora do Programa Parceriza, Cláudia Mara; da analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Graziele Martinez; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Lily Frota; e da secretária executiva de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Julliana Albuquerque, representando o Governo do Estado.