telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante é agraciado com Troféu Carnaúba 2025 pela Associação Comercial do Ceará

15/05/2025 - 22h05

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (15/05), na Casa da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente em exercício da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, foi agraciado com o Troféu Carnaúba 2025. Promovida pela Associação Comercial do Ceará (ACC), a premiação teve o intuito de reconhecer a trajetória expressiva do dirigente em prol do desenvolvimento industrial do estado e do país.

A cerimônia reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes de diversos setores da sociedade. Na ocasião, foram destacados os esforços do homenageado no fortalecimento da indústria cearense, com ênfase em iniciativas voltadas à inovação, tecnologia, qualificação profissional, sustentabilidade e transição energética.

O evento também marcou a celebração dos 159 anos de atuação da ACC e o lançamento da nova edição da Revista ACC, publicação institucional da entidade que traz Ricardo Cavalcante em sua capa, além de conteúdos focados no empreendedorismo.

Cavalcante recebeu o Troféu Carnaúba das mãos do presidente da ACC, João Porto Guimarães. Em seu discurso na solenidade, o gestor da FIEC ressaltou o simbolismo da honraria e a felicidade de entrar para o rol de homenageados, junto a nomes de grande relevância do setor produtivo.

“Receber o Troféu Carnaúba nesta noite me coloca em uma galeria que inclui os nomes mais ilustres do empresariado cearense. Sentir-me parte deste seleto grupo me enche de gratidão e responsabilidade. Este reconhecimento não é apenas um prêmio individual, mas uma celebração do trabalho coletivo de todos aqueles que, de forma direta ou indireta, me acompanham nesta jornada em defesa do desenvolvimento sustentável do meu estado, da região Nordeste e do Brasil inteiro", afirmou.

Em seguida, ele dedicou a homenagem especialmente à família, definindo-a como base de suas vitórias pessoais e profissionais. "Permitam-me dedicar este troféu à minha família, minha maior fonte de inspiração e motivação para lutar pela vida, representada na pessoa de minha amada esposa, Rosângela, e de nossos queridos filhos, Natália, Ricardo e Vitor. Cada conquista que alcanço tem suas raízes fincadas no amor e no apoio incondicional que recebo deles."

O premiado da noite também agradeceu à entidade responsável pela condecoração, exaltando a competência e o trabalho árduo do setor empresarial. "Gostaria de expressar, ainda, minha gratidão à diretoria da Associação Comercial do Ceará, pela deferência de me escolher para receber tão nobre comenda. Este gesto demonstra o reconhecimento ao trabalho realizado em prol do nosso estado e reforça os laços que unem nossas instituições." O industrial encerrou reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Ceará. "Que possamos, juntos, escrever novos capítulos desta história tão rica, sempre pautados pelo respeito mútuo, pela ética e pela busca incessante por resultados que beneficiem toda a nossa sociedade."

No ato de entrega do troféu, João Porto Guimarães destacou com entusiasmo a escolha de Ricardo Cavalcante como homenageado do Troféu Carnaúba 2025, classificando-o como uma figura ímpar no cenário socioeconômico cearense. “Essa celebração, que reúne líderes, representantes das mais diversas áreas econômicas, políticas e sociais do nosso estado, torna-se ainda mais significativa, pois está homenageando o presidente da FIEC, José Ricardo Montenegro Cavalcante. Ao assumir a presidência da FIEC, há pouco mais de cinco anos, ele se revelou liderança exemplar, conduzindo a instituição que representa a um patamar de referência do sistema industrial nacional."

Guimarães expressou a sua admiração por Ricardo Cavalcante e elencou as qualidades que o tornam uma liderança reconhecida e respeitada. “Seu trabalho tem sido marcado por uma capacidade extraordinária de aglutinar forças, promovendo uma interação pautada nos mais novos valores entre agentes econômicos, políticos, acadêmicos e sociais.” Para ele, essa visão corporativa integrada tem contribuído diretamente para o desenvolvimento sustentável não apenas do Ceará, mas de toda a região Nordeste e do Brasil. “Eu me orgulho, de forma muito pessoal, de poder chamar Ricardo Cavalcante de meu amigo. Sua elegância no trato com as pessoas, sua firmeza de propósitos e seu compromisso com o bem comum são características que definem um verdadeiro líder", finalizou.

Sobre o Troféu Carnaúba

Criado em 1998, durante a gestão do então presidente da ACC, Coronel Lívio França, o Troféu Carnaúba homenageou, em sua primeira edição, a empresária Yolanda Queiroz. Desde então, é concedido anualmente a empresários e gestores que se destacam por impulsionar o crescimento sustentável, a inovação e a geração de empregos.

A concepção artística para o visual da honraria foi de autoria do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, reunindo na comenda três carnaúbas encravadas sobre uma base sólida, no propósito de simbolizar, a um só tempo, a resiliência do empreendedor cearense e a crença do nosso povo na sua capacidade de superar as mais adversas condições.

Presenças na solenidade

Participaram da celebração na Casa da Indústria o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; o diretor da CNI e ex-presidente da FIEC, Beto Studart; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor financeiro adjunto da FIEC, Carlos Rubens Alencar; os diretores da FIEC José Antunes Mota, Paulo Gurgel, Benildo Aguiar, Eulálio Costa e André Siqueira; os conselheiros fiscais da FIEC Marcos Montenegro e Pedro Alfredo Neto; os conselheiros fiscais suplentes Ricard Pereira, Roberto Ramos e Marcelo Tavares; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/CE e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves; o diretor superintendente do SEBRAE/CE, Joaquim Cartaxo; o diretor técnico do SEBRAE/CE, Alci Porto; o presidente do Setcarce, Marcelo de Holanda Maranhão; o secretário executivo da Regional IV de Fortaleza, Washington Araruna; o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, João Bosco de Macêdo; o secretário de Articulação de Horizonte, Urbano Costa Lima; o presidente do Conselho Deliberativo do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante; o presidente do Sindsal, Agostinho Alcântara; o presidente do Sinduscon, Patriolino Dias; o presidente do Sindredes, Aluísio Ramalho; o presidente do SIMEC, César Barros; o presidente do SindConfecções, Daniel Gomes; o presidente do Sindpan, Alex Martins; a presidente do Sindicouros, Márcia Oliveira; a presidente do Sindicafé, Milene Pereira; o presidente do Sindiembalagens, Hélio Perdigão; o presidente do Sindcerâmica, Sérvulo Rocha; o presidente do SindRoupas, Paulo Rabelo; o vice-presidente do Sindbebidas, Cláudio Targino; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; dentre outros empresários, gestores e convidados.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright