FIEC participa de encontro regional para debater Plano Nacional de Logística
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou, no último dia 7, do 5º encontro da região Nordeste para discutir o Plano Nacional de Logística 2050. Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o evento reuniu setor produtivo, autoridades e especialistas em debates sobre as matrizes origem-destino de cargas e o futuro da logística no país.
Representando a FIEC, o Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da instituição, Heitor Studart, apresentou algumas das vocações da indústria cearense e defendeu a integração entre logística e infraestrutura de forma a viabilizar projetos em áreas como energia, água, saneamento, óleo e gás, entre outras.
“Defendemos, em comum acordo com as diretrizes do Presidente Ricardo Cavalcante, um projeto de integração na logística e infraestrutura do Ceará, no que se refere à malha ferroviária, à malha rodoviária, aos portos e às telecomunicações, águas, saneamento, energias, oportunidades para hidrogênio verde, entre outros pontos, e os serviços de infraestrutura que são necessários para a viabilização desses empreendimentos”, destacou Heitor Studart.
Segundo ele, a partir do encontro, será elaborado um documento contendo as principais demandas do setor produtivo com a participação das Federações das Indústrias de todos os estados do Nordeste e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O relatório deverá ser encaminhado para avaliação do Ministério dos Transportes.
Os próximos debates sobre Plano Nacional de Logística 2050 serão realizados nos dias 20 de maio, na Bahia, e 24 de junho, no Ceará.