Em reunião da Diretoria Plena da FIEC, nova gestão do Sindgrafica toma posse para o mandato 2025/2026
A diretoria eleita para o mandato 2025/2026 do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará (Sindgrafica) tomou posse nesta segunda-feira (05/05), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O industrial Luciano Faria Bezerra assumiu a presidência da entidade, sucedendo o ex-presidente Luciano Aragão Bezerra. A solenidade foi realizada durante reunião da Diretoria Plena, no Auditório Luiz Esteves, e contou com a presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, além de dirigentes da Federação, líderes classistas, empresários e convidados.
A nova gestão é composta por: Fernando Hélio Martins Brito (vice-presidente); Fábio Gomes Brasil (diretor administrativo); Francisco Robson Alves de Castro (diretor administrativo adjunto); Felipe Cardoso Esteves (diretor financeiro); Erick de Lima Gulart (diretor financeiro adjunto); Frederico Ricardo Costa Fernandes (diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais); Fernando Antônio Assis Esteves, José Mozart Martins da Silva e Francisco Eulálio Santiago Costa (conselheiros fiscais efetivos); e Pedro Jorge Joffily Bezerra (conselheiro fiscal suplente). Luciano Aragão Bezerra atuará como delegado titular junto à FIEC, tendo Vicente de Paulo Vale Mota como delegado suplente.
Durante a cerimônia, o presidente Ricardo Cavalcante realizou a leitura da declaração de posse, desejando uma gestão exitosa aos novos dirigentes. O líder da FIEC destacou o comprometimento dos representantes do segmento gráfico com o associativismo e com o desenvolvimento econômico e social do Ceará.
“Desejamos a todos um excelente trabalho à frente do sindicato, com diálogo, união e avanços no setor. Parabéns aos novos diretores”, declarou.
A transmissão do cargo na presidência do Sindgrafica se deu de filho para pai: Luciano Aragão Bezerra passou o comando da entidade para Luciano Faria Bezerra. Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a ligação familiar com o antecessor, acompanhada de admiração profissional pelo trabalho realizado pelo filho nos últimos anos.
“Assumo a presidência com um sentimento de continuidade e renovação. A minha eleição quebrou um paradigma, contrariando a ordem natural em que os pais são sucedidos pelos filhos. No nosso caso, sigo na contramão dessa tradição, ao suceder meu filho, Luciano Aragão, que exerceu a presidência com competência e responsabilidade. Nosso compromisso, enquanto entidade, será o de fortalecer o setor gráfico do nosso estado, promover a inovação e a competitividade, e defender os interesses dos associados, dando continuidade ao que foi iniciado e implementado nas últimas gestões”, afirmou.
Luciano Faria também ressaltou o papel fundamental da FIEC e de suas casas, SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL Ceará, para o fortalecimento das ações das indústrias gráficas no estado.
“A parceria com a Federação e seus sindicatos associados será essencial para nossas iniciativas. Entre as prioridades da nova gestão estão a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais da indústria gráfica, o incentivo à inovação e à adoção de tecnologias avançadas no segmento, a defesa dos interesses dos associados e a promoção da sucessão planejada no setor”, projetou.
Em sua fala de despedida, Luciano Aragão agradeceu pelo apoio recebido durante sua gestão e destacou o orgulho de ver no Sindgrafica um exemplo de associativismo forte, com união e participação ativa dos membros.
“Obrigado pela força e pela abertura que todos vocês tiveram conosco. Foi muito especial sentir esse acolhimento, esse caminhar conjunto. Para mim, foi um grande desafio. Mas acredito que a diretoria do sindicato está hoje ainda mais fortalecida. Nós temos uma prerrogativa importante: quem é delegado, não é presidente, e não há reeleição. Essa foi uma conquista alcançada ao longo dos 80 anos do nosso sindicato, que é um dos fundadores da Federação. Não temos apenas um presidente ou uma diretoria: temos um grupo de amigos comprometido em fortalecer o setor. Foi muito gratificante contar com o apoio de toda a equipe do sindicato, dos amigos-presidentes da Federação e dos demais sindicatos”, finalizou.