Indústria cearense mantém otimismo, mas carga tributária e taxas de juros são desafios, aponta Sondagem Industrial
Realizada mensalmente em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Sondagem Industrial do Observatório da Indústria Ceará revelou que os industriais cearenses seguem confiantes em relação aos próximos seis meses, assim como apontou o estudo de março.
Em abril, todos os indicadores de expectativa permaneceram acima da linha dos 50 pontos, índice que indica otimismo por parte dos entrevistados. O maior destaque foi a expectativa em relação à demanda, que alcançou 60,6 pontos no Ceará, superando a média nacional, de 55,7 pontos.
No entanto, apesar da confiança no futuro, o setor continua enfrentando desafios relevantes. No primeiro trimestre de 2025, os principais entraves apontados pelos industriais cearenses foram a elevada carga tributária (32,3%) e as altas taxas de juros (30,7%). De acordo com a sondagem, a manutenção da taxa Selic em patamar elevado contribuiu para dificultar o acesso ao crédito e impactou negativamente na disposição das empresas para investir, o que pode comprometer o ritmo da atividade industrial no Estado.
“O otimismo do industrial cearense é um sinal positivo. No entanto, fatores como a alta dos juros e o peso da carga tributária seguem como obstáculos à expansão da atividade e dos investimentos”, Laís Veloso, Coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará.
Para conferir a Sondagem Industrial completa, clique AQUI.