Evento “Caatinga Viva” reúne famílias no Parque do Cocó para celebrar a preservação do bioma exclusivamente brasileiro
O Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, foi cenário de celebração e conscientização ambiental no último domingo (27/04), durante o evento “Caatinga Viva”, promovido pela Associação Caatinga. Realizada em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado no dia 28 de abril, a ação ofereceu uma manhã de atividades gratuitas e educativas voltadas para públicos de todas as idades.
Diversas famílias compareceram ao local e participaram de programação que incluiu oficinas infantis, com grande participação de crianças; distribuição de mudas nativas; teatro de fantoches; estandes interativos do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga e da Handara; além da exposição “Conheça e Converse com a Caatinga”, que apresentou curiosidades e características do bioma de forma acessível e envolvente. O evento contou com o patrocínio do SESI Ceará, além do apoio do Sistema FIEC, SENAI Ceará, IEL Ceará e Governo do Estado do Ceará.
Para Edgar Gadelha, diretor financeiro da FIEC e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, a forte presença da sociedade cearense, em especial dos mais jovens, é motivo de grande satisfação e reforça o impacto social da iniciativa.
“Hoje comemoramos aqui o Dia Nacional da Caatinga, com a sociedade vindo ao Parque do Cocó, ocupando todo esse ambiente, onde tivemos a oportunidade de explicar um pouco sobre o que é esse bioma exclusivamente brasileiro, que ocupa praticamente 90% da área do nosso estado. Toda essa chuva cultural e educacional para essas crianças, que serão os gestores de entidades e empresas no futuro, é de suma importância para a nossa sociedade”, afirmou.
Gadelha também destacou os laços de compromisso do setor industrial com a defesa do meio ambiente, bem representados por meio da parceria exitosa entre a Associação e a Federação das Indústrias. “A FIEC se sente muito confortável e honrada em estar sempre apoiando a Associação Caatinga. É uma parceria que dá certo, uma relação ganha-ganha: ganha a Associação, que conta com um parceiro capaz de sustentar e apoiar seus projetos, e ganha a FIEC, por estar fazendo a coisa certa, de forma sustentável. Hoje temos na Federação um Núcleo ESG e uma Gerência de Desenvolvimento Sustentável, onde a Associação também colabora com suas expertises. Então, é uma parceria perfeita”, avaliou.
Comemorado em 28 de abril, o Dia Nacional da Caatinga inspira ações como o “Caatinga Viva”, que têm o objetivo de valorizar o único bioma exclusivamente brasileiro, presente em cerca de 11% do território nacional (aproximadamente 90% do solo cearense), e ainda ameaçado pelo uso inadequado dos recursos naturais e pelas mudanças climáticas.
Durante o evento, o secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), Cassimiro Tapeba, elogiou a mobilização das instituições envolvidas na promoção da pauta e reforçou a importância de propagar informações sobre meio ambiente e sustentabilidade.
“Estou aqui prestigiando esse lindo evento da nossa Associação Caatinga. É muito importante apoiarmos a Associação na defesa daquilo que é sagrado para nós, para o povo cearense e para o Brasil: o nosso bioma. Foi certamente um ótimo dia, com grande presença de pessoas no Parque do Cocó, para compartilharmos ensinamentos sobre esse assunto tão importante”, disse.