Presidente da FIEC participa de reunião com representantes da Comexport durante visita à feira Auto Shangai 2025, na China
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, visita desde terça-feira (22/04) a Auto Shanghai 2025, uma das maiores feiras da indústria automobilística do mundo, realizada em Xangai, na China. O evento reúne representantes de mais de 20 países e apresenta as mais recentes inovações em veículos movidos a energia limpa.
Cavalcante foi convidado pela empresa Comexport para participar do evento, e se juntou à comitiva cearense composta por Elmano de Freitas, Governador do Ceará; Chagas Vieira, Secretário-chefe da Casa Civil; Romeu Aldigueri, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Danilo Serpa, Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); e Nezinho Farias, Prefeito de Horizonte. A missão ocorre a convite da Proximity Supply Chain Management Co. Ltd., parceira estratégica chinesa da Comexport.
Durante a programação da feira, ao lado do governador Elmano de Freitas, o Presidente do Sistema FIEC reuniu-se com Rodrigo Teixeira, Vice-presidente e acionista da Comexport, e Carlos Yamana, Diretor Comercial do segmento Automotivo da empresa. Maior companhia brasileira de comércio exterior e supply chain, a Comexport atuará como âncora e parceira no Polo Industrial Automobilístico que será implantado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, conforme anunciado pelo Governo do Estado em 2024. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.
Ricardo Cavalcante destacou que a FIEC tem desempenhado papel fundamental nos avanços do polo automobilístico cearense, ao apresentar a robusta estrutura de qualificação profissional oferecida pelo Sistema FIEC, por meio das casas SESI, SENAI e IEL. A proposta é formar a mão de obra especializada necessária para o desenvolvimento das indústrias do setor no estado.
"Nós, da Federação das Indústrias, estamos aqui para garantir a qualificação dos profissionais que atuarão nessas novas indústrias. Estamos em diálogo com diversas empresas e, em breve, o governador Elmano deverá lançar um programa para que possamos treinar, com a agilidade necessária, os trabalhadores que irão compor as equipes das montadoras", afirmou o Presidente da FIEC.
Elmano de Freitas avalia que a missão na Auto Shanghai representa uma oportunidade estratégica de apresentar o Polo Automobilístico do Ceará e seu potencial como a primeira planta multimarcas do Brasil a grandes empresas do setor.
"O projeto iniciará a produção de veículos ainda este ano e vai gerar muitos empregos. Estamos acelerando rumo ao futuro, promovendo desenvolvimento e mais oportunidades para os cearenses. Além de impulsionar a economia, vamos criar postos de trabalho qualificados para nossa população", projetou o Governador.