SENAI Ceará prepara profissionais que vão atuar nas primeiras indústrias de confecção de Uruoca
A unidade do SENAI Ceará em Sobral já iniciou a qualificação de profissionais que devem atuar nas primeiras indústrias de confecção a serem instaladas no município de Uruoca, na região norte do estado.
Cerca de 40 pessoas iniciaram o curso de Costureiro Industrial do Vestuário (160h), contratado pela Prefeitura de Uruoca, em que aprendem a operação de máquinas industriais, além de leitura de moldes, técnicas modernas de costura e controle de qualidade.
“As turmas executadas por nós serão a base para a implantação das primeiras indústrias de confecção de Uruoca, representando um marco para o desenvolvimento econômico local. Isto é reflexo direto da missão da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, presidida pelo Dr. Ricardo Cavalcante, de interiorizar a indústria no nosso estado. E o SENAI Ceará, dirigido pelo Dr. Paulo André Holanda, tem executado essa visão com experiência técnica e sensibilidade social, garantindo a qualificação da mão de obra”, comentou o Gerente da unidade SESI SENAI Sobral, Elson Mesquita.
As empresas Desafio Moda Íntima e Ylle Lingerie serão instaladas em um galpão que está sendo reformado pela gestão municipal e já se comprometeram a absorver a mão de obra qualificada pelo SENAI em seus quadros de colaboradores, gerando emprego e renda para a população.
“O apoio do SENAI é fundamental nesse processo para que a gente tenha profissionais qualificados, treinados para o mercado de trabalho, para que possamos produzir produtos de alta qualidade. Eu acredito que é um projeto vitorioso que, sem dúvida, vai trazer grandes benefícios para nós e para a cidade de Uruoca”, disse Antônio Alexsandro Ribeiro, CEO da Desafio Moda Íntima.
As tratativas que envolvem SENAI Ceará, Prefeitura Municipal de Uruoca e as indústrias contaram com apoio do SindConfecções-CE, representado pelo seu 2º Vice-Presidente, Roberto Fagner Barros.
Segundo o Prefeito de Uruoca, Jan Kennedy, a capacitação de pessoas para atuar na indústria de confecções é um avanço importante para o município. “O Governo Municipal de Uruoca, por meio do SENAI, tem feito uma parceria muito importante para capacitar mulheres, chefes de família, para o mercado de trabalho nessa área da costura, gerando, assim, emprego e fomentando a nossa economia”, disse.