Industrial Ivens Dias Branco Júnior recebe Medalha Iracema, em cerimônia prestigiada por Ricardo Cavalcante
O Industrial Ivens Dias Branco Júnior foi um dos agraciados, nesta sexta-feira (11/04), com a Medalha Iracema 2025, mais alta comenda da Prefeitura de Fortaleza, destinada a personalidades que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da capital cearense. Em cerimônia prestigiada pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o Empresário recebeu das mãos do Prefeito Evandro Leitão a honraria, que também foi concedida à Coreógrafa Dora Andrade e ao Padre e Médico Ottorino Bonvini.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana; do Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; da Vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar; do Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto; do Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Rholden Queiroz; e mais autoridades.
“É uma honra para a FIEC prestigiar a entrega da Medalha Iracema 2025, essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que valoriza os grandes nomes que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado”, afirmou. “Neste ano, temos a satisfação ainda maior de ver o reconhecimento ao empresário Ivens Dias Branco Júnior, cuja trajetória é marcada pelo compromisso com a inovação, a geração de empregos e o fortalecimento da indústria. Sua dedicação inspira todos nós que acreditamos no potencial do Ceará”, completou.
Ao fazer a entrega da medalha aos agraciados, o Prefeito Evandro Leitão destacou que a comenda deste ano reconhece pessoas de relevante papel na construção de uma Fortaleza mais próspera, humana e inclusiva, gerando desenvolvimento nas áreas de emprego, renda, cultura e acolhimento social.
“Estou muito honrado de reconhecer personalidades que são referência nos setores onde atuam. Temos Ivens Dias Branco, uma das pessoas que mais geram empregos através de seu conglomerado de empresas, garantindo renda para a população. Temos Dora, que é um ícone no que diz respeito a inserir a juventude na sociedade através da dança e da cultura. E temos o Padre Rino, uma pessoa que mora há mais de 30 anos em Fortaleza, desempenhando um papel extremamente importante socializando as pessoas. Fortaleza está dizendo muito obrigado por tudo que elas estão fazendo, fizeram e irão fazer”, ressaltou.
Em seus discursos de agradecimento, os homenageados expressaram gratidão à Prefeitura de Fortaleza pela honraria e citaram momentos marcantes de suas trajetórias pessoais e profissionais.
CEO da M. Dias Branco, Ivens Dias Branco Júnior carrega o legado da família à frente do grupo empresarial cearense, que é referência nacional no setor alimentício e, atualmente, conta com mais de 20 marcas e cerca de 17 mil empregos diretos gerados.
“É uma honra muito grande receber essa comenda, com muita responsabilidade e muita humildade. Ela representa o reconhecimento da nossa dedicação, do nosso trabalho, mas, sobretudo, eu fico muito honrado porque é a comenda mais importante do município de Fortaleza. Guardarei com muito zelo no meu coração”, destacou o empresário. “Tudo isso é uma somatória de esforços, e o povo percebe a nossa seriedade, a nossa dedicação ao trabalho e ao desejo de ter sucesso no que fazemos”, acrescentou.
A Coreógrafa Dora de Andrade, Fundadora da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca), falou sobre o trabalho social realizado pela entidade, que contemplou 2.817 jovens em situação de vulnerabilidade ao longo de 34 anos de existência.
“Hoje me sinto muito feliz, muito honrada, e aproveito esse espaço que me está sendo dado para compartilhar essa honraria com todos os que fizeram isso ao meu lado. É um reflexo de um trabalho sério, longevo e de muitas mãos e corações. Esse prêmio mostra a capacidade do nosso povo de reconhecer as boas coisas que são feitas”, agradeceu Dora.
Criador do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Padre Rino se dedica há mais de três décadas ao atendimento humanizado de pessoas com transtornos mentais.
“Para o Bom Jardim, é importante dizer que não estamos só em uma situação problemática com violência, marginalização, pobreza, miséria. Temos também o Movimento à Saúde Mental, que há quase 30 anos trabalha em prol dos mais desfavorecidos, mais pobres, abandonados e excluídos. Agradeço ao prefeito Evandro por essa homenagem, e agradece todo o Movimento à Saúde Mental”, disse.