PDI On Demand: IEL Ceará, em parceria com o Sebrae, promove capacitação sobre captação de recursos para inovação
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae, iniciou nesta quarta-feira (09/04) mais uma ação do programa PDI On Demand - Inovação, Pesquisa e Fomento. Dessa vez, os representantes das empresas atendidas pelo projeto tiveram a oportunidade de participar do curso "Planejamento e Estratégia para Captação de Recursos", realizado no Habitat de Inovação do SENAI, em Maracanaú, com o facilitador João Justo. A capacitação prossegue até amanhã com 10 participantes.
O treinamento tem como objetivo aprimorar o letramento das empresas participantes do programa para a captação de recursos voltados à inovação, preparando-as para identificar oportunidades de fomento e estruturar propostas exitosas. Nesse momento, a ideia é envolver os profissionais das empresas para formar recursos humanos para ciência e tecnologia em indústrias de pequeno porte.
De acordo com Fábio Braga, especialista em inovação do IEL Ceará, a capacitação foi voltada para empresas que já passaram por uma fase de sensibilização e agora necessitam estruturar equipes capacitadas para captar recursos. "Essas empresas já estão inseridas na trilha de captação de recursos e precisam de uma ambiência favorável à inovação. Com esse curso, buscamos elevar o RHCT (Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia, conforme o Manual de Camberra) dentro das organizações, alinhando códigos de escrita e submissão de projetos para editais de fomento", explica.
A capacitação reúne 10 MPEs dos setores da moda (confecções e calçados), metalmecânico e químico, todas participantes do programa e comprometidas em fazer da inovação uma pauta permanente em suas estratégias. Durante o treinamento, os participantes estão sendo orientados a identificar editais de subvenção (fundo perdido), financiamento e venture capital, permitindo que desenvolvam projetos estruturados para obter suporte financeiro.
O curso teve uma abordagem diferenciada ao contar com a experiência do facilitador João Justo, gerente de inovação da Makro Engenharia, mentor de startups e especialista em Transformação Digital e Liderança da Inovação com mais de 17 anos de experiência. Ele trouxe um conjunto de boas práticas do ecossistema de inovação e do ambiente corporativo, demonstrando metodologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. "Com exemplos práticos e ferramentas validadas em rollouts de projetos, os participantes podem visualizar como levar a inovação para a rotina de suas empresas", afirma Fábio Braga.
Karol Rocha, representante da empresa Cacao Saudável e uma das participantes da capacitação, destacou a relevância do conteúdo abordado. "A gente já vem falando sobre inovação há um tempo, mas trazer a inovação para o dia a dia é muito difícil, principalmente para empresas pequenas. O João Justo nos mostrou que é possível trabalhar com a inovação mesmo com as urgências do dia a dia. Ele também nos fez perceber que pequenas mudanças nos processos diários podem gerar grandes resultados”, pontuou.
A expectativa é que, no curto e longo prazo, a capacitação amplie a quantidade de projetos submetidos por empresas cearenses, fortalecendo o ecossistema de inovação local. O próximo módulo do PDI On Demand terá foco na estruturação de times de inovação, reforçando o capital intelectual das empresas e acelerando seus ambientes de inovação. "Nosso objetivo é transformar a inovação em um processo estruturado e acessível para as empresas, gerando impacto real na competitividade do setor industrial", conclui Fábio Braga.