SENAI Ceará certifica trabalhadores em cursos para atender usina fotovoltaica da Qair em Icó
Na noite desta terça-feira (08/04), foi realizada a cerimônia de certificação de 49 alunos do SENAI nos cursos de Eletricista Instalador Residencial e Montador de Sistemas Fotovoltaicos, em Icó (CE). As formações foram contratadas pela Qair Brasil para a qualificação de mão de obra local para atuar na usina fotovoltaica que a empresa está construindo na região.
“É um prazer, para nós da Qair, promover um curso de capacitação junto com o SENAI. Trabalhamos por alguns meses para encontrar a melhor formação que fosse viável para a população de Icó e conseguimos qualificar essas 49 pessoas, com o intuito de capacitá-las e aproveitá-las em nossa obra, que já conta com mais de 1.000 pessoas. Queremos impactar de forma positiva a região, trazendo desenvolvimento econômico, social e ambiental. Esperamos ter novas parcerias com o SENAI Ceará”, relatou o Gestor de Sustentabilidade da Qair Brasil, Francisco Rocha
“Esse projeto com a Qair Brasil iniciou ainda em 2024 e foi construído a várias mãos, para que pudesse ser assertivo, do ponto de vista de desenvolvimento regional para o município de Icó, bem como atender às necessidades do parque solar que iria ser implantado. Participar deste momento de formatura e ver que uma boa parte dos alunos já está encaminhada para o mercado de trabalho é extremamente gratificante e reforça a missão do SENAI Ceará em transformar vidas através da educação, bem como contribuir com o desenvolvimento regional do estado”, disse o Gerente do SENAI Cariri, Maurício Barreira.
Os cursos foram ministrados pela unidade SENAI Cariri em ambientes cedidos pela Prefeitura Municipal de Icó - que também contribuiu com apoio logístico. Dos 49 alunos formados, 25 deles já foram admitidos para trabalhar na obra e os demais passarão por processo seletivo nos próximos dias.
Luana Nikely foi certificada no curso de eletricista residencial e afirmou sua satisfação. “Agradeço ao SENAI por todo aprendizado. Já fui aluna do SENAI e sei da qualificação que a instituição pode nos proporcionar. E também à Qair, pelo suporte. A experiência foi maravilhosa. Espero me aprimorar ainda mais”, disse.
Já Maria Aline conclui o curso para a montagem de sistemas fotovoltaicos. “Estou muito feliz em ter concluído o curso e agradeço a todos pela oportunidade de realizar este curso ofertado pelo SENAI”, comentou.
Na solenidade, também estavam presentes: a Supervisora Educacional do SENAI Cariri, Ana Júlia Andrade, e o Analista de Educação, Marcos Kelvin. Da Qair Brasil, também estavam o Coordenador de Obras, Roberto Sousa, e o Site Manager do projeto, Rodrigo Sales. Da Prefeitura de Icó, as Secretárias Adjuntas de Educação, Karla Débora e Gladstônia.
A usina da Qair em Icó
Segundo informações da Qair Brasil, a construção do Complexo Solar e Fotovoltaico Bom Jardim, em Icó (CE), foi iniciada em 2024, com capacidade de 189MW, e tem previsão de iniciar as operações comerciais ainda em 2025, com mais 239MW, totalizando um investimento de R$1,5 bilhão. A capacidade instalada poderá gerar energia suficiente para abastecer mais de 350 mil residências.
Os planos da empresa são de alcançar aproximadamente 1GW de ativos em operação comercial, em 2026, e aportes totais na ordem de R$ 5 bilhões aplicados na região Nordeste do Brasil.