Gerente do CIN, Karina Frota, aborda a suspensão das alíquotas de importação em coluna no jornal O Povo
Em sua coluna semanal no jornal O Povo, Karina Frota, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), aborda a suspensão das alíquotas de importação.
Confira o texto na íntegra abaixo ou acesse-o diretamente no site do jornal O Povo clicando AQUI.
Suspensão das alíquotas de importação
Além da redução e eliminação de impostos o governo analisa aumentar a disponibilidade de alimentos no País, já que somos um dos maiores produtores de comida do mundo
O Imposto de Importação é devido quando da entrada de produtos estrangeiros no território nacional. Por ocasião dos Acordos de Complementação Econômica (ACE), benefícios como a redução de alíquotas são aplicados, e impulsionam o desenvolvimento dos países signatários, aumentando a competitividade dos setores alcançados.
Na semana anterior, o Governo Federal reduziu a zero das alíquotas do Imposto de Importação de nove tipo de alimentos importados. A medida visa reduzir a inflação desses produtos que desde 2024 camufla o crescimento da economia.
Os principais produtos que tiveram a alíquota de importação reduzida foram: azeite, do óleo de girassol, do milho, da sardinha, de biscoitos, de massas alimentícias, do café, de carnes e de açúcar. Os itens que devem ficar mais baratos com a redução do imposto de importação de alimentos, são: azeite, milho e carnes.
Além da redução e eliminação de impostos o governo analisa aumentar a disponibilidade de alimentos no País, já que somos um dos maiores produtores de comida do mundo. Ainda com o objetivo de controlar a inflação, o governo vai ampliar por um ano, a venda de produtos que já passaram por certificação sanitária em algum município.
De acordo com especialistas econômicos, o controle de tarifas de importação, um dos pilares da estratégia governista, é o que pode ter efeito mais imediato, ao lado de políticas de crédito para os agricultores.