AJE Fortaleza empossa nova coordenação executiva e lança livro dos 35 anos da associação em solenidade na Casa da Indústria
A Casa da Indústria recebeu, na noite desta quinta-feira (03/04), a cerimônia de posse da nova coordenação executiva da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza). Na ocasião, o empresário Tiago Guimarães assumiu oficialmente o cargo de coordenador-geral, substituindo Lucas Melo na responsabilidade de liderar a juventude empreendedora que congrega a entidade. O evento reuniu industriais, empresários, autoridades e lideranças classistas. O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, participou da solenidade, representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
Em fala de abertura do ato de posse, Carlos Prado destacou a grande importância histórica da associação na preparação de novas gerações de empresários para os desafios do futuro, com compromisso e trabalho voltado ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará.
"Eu me sinto muito honrado de participar, por mais esta oportunidade, deste evento de renovação da coordenação da AJE. Eu, que convivi com os seus saudosos fundadores, Cleber Aquino e Demócrito Dummar, e com seu primeiro coordenador, Carlos Fujita, vi diversas lideranças surgirem a partir da AJE, que enriqueceram a nossa sociedade empresarial. Hoje, com mais de 300 associados, depois de mais de um ano de excelentes realizações, sempre preparando os nossos jovens empresários para o futuro, a AJE continua produzindo novos líderes que farão do Ceará o estado que todos nós, cearenses, sonhamos. A FIEC, sob a liderança do presidente Ricardo Cavalcante, continuará sempre oferecendo todo o apoio necessário a esta entidade. Desejo boa sorte e sucesso a todos da nova direção", destacou.
O 1º vice-presidente da FIEC também abordou o momento oportuno para mobilização do jovem empresariado local em torno das discussões sobre a transição energética e a transformação tecnológica, que têm fomentado um amplo campo de oportunidades. "O Ceará vive hoje uma perspectiva de desenvolvimento como nunca foi vista na nossa história, com as possibilidades de investimentos em energias renováveis, hidrogênio verde e data centers. É um estado que se prepara para dar um grande salto, dependendo principalmente da ação de seus líderes, do aproveitamento das suas condições naturais e da força de seu povo", complementou.
Tiago Guimarães subiu ao palco na Casa da Indústria para receber de Lucas Melo a função de coordenador-geral da AJE Fortaleza. Em seu discurso, o dirigente empossado afirmou estar tomado por enorme alegria, mas também pela consciência da alta responsabilidade de liderar um coletivo forte, talentoso e que trará grandes contribuições para o setor produtivo cearense.
Engenheiro de XR (Realidade Estendida), Guimarães acumula mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de soluções imersivas para grandes marcas, com trabalhos que abrangem realidade virtual, realidade aumentada e modelagem 3D, e que já foram reconhecidos globalmente, conquistando prêmios em festivais como Cannes Lions e Clio Awards. Ao falar sobre as suas principais missões na gestão 2025, ele garantiu que fortalecerá os debates sobre novas tecnologias e inovação.
"A AJE tem esse papel de sempre trazer o que é novo e apresentar ao jovem empreendedor essa sensação da disrupção. Nós traremos nas nossas pautas conversas sobre os problemas e as soluções da Inteligência Artificial para o mercado, e como a gente consegue avançar com essas novas potencialidades como empresários, como negócio, como empresa, como Estado. Será uma nova jornada fantástica, com muitas demandas a serem resolvidas. Estou recebendo esse cargo do Lucas, que fez um grande ano com mais de 80 eventos. E vamos tentar seguir no mesmo ritmo, com muita coisa preparada, tanto na parte de gestão, na parte de saúde mental, mantendo contatos com players internacionais, trazendo tecnologias para os negócios. Muita coisa está por vir", projetou o coordenador.
Em noite de despedida da sua gestão, o empresário Lucas Melo avaliou que sua diretoria fez do ano de 2024 um período de muitas conquistas e avanços para os jovens empreendedores cearenses. "Nós estamos encerrando aqui a nossa gestão com muita alegria, com a sensação de dever cumprido. Muito trabalho foi feito e tivemos ao nosso lado um time incrível de coordenadores e gerentes, que foram importantíssimos para entregarmos mais de 80 atividades realizadas, entre almoços, visitas técnicas, missões corporativas para o interior do Estado e outros estados. E passamos agora para o Tiago, que foi a melhor pessoa escolhida para a função. É uma pessoa que está há muito tempo na AJE, e você consegue ver nele esse desejo de entregar o melhor para a associação. Uma pessoa muito inteligente, muito capaz e extremamente comprometida. Eu tenho certeza de que ele entregará um trabalho ainda melhor neste ano", disse.
Eleita em dezembro do ano passado, a coordenação executiva para a gestão 2025 também contou com a posse de Thalita Herculano na coordenação de Comunicação; João Pedro na coordenação de Eventos; David Capelo na coordenação de Integração; Lucas Braga na coordenação Administrativo-Financeira; Thais Cattani na coordenação de Estudos e Pesquisas; Aniele Pizon na coordenação de Intercâmbio; José Hiago na coordenação de Desenvolvimento Sustentável; e Paulo Salim como representante junto à Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece).
Estiveram presentes na cerimônia a secretária executiva da Indústria do Estado do Ceará, Brígida Miola, representando o Governo do Ceará; o secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antonio José Mota, representando o prefeito Evandro Leitão; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; o diretor da FIEC, André Siqueira; o conselheiro fiscal da FIEC, Pedro Alfredo; o diretor regional do SENAI Ceará e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; a presidente do Grupo Telles, Aline Telles; dentre outros representantes da indústria, empresários e personalidades cearenses.
Lançamento de livro dos 35 anos da AJE Fortaleza
Durante o evento, a AJE Fortaleza também lançou o livro dos 35 anos de história da associação, de autoria do escritor e consultor de empresas Francílio Dourado. A obra destaca as contribuições da entidade para o empreendedorismo jovem no Ceará e a sua atuação na formação de novas lideranças empresariais.
"A gente conclui essa gestão de 2024 entregando o livro de 35 anos da AJE Fortaleza, onde é contada não só a história da associação, mas principalmente debatido sobre o que será o nosso futuro. O livro traz grandes lideranças que foram mentores para a AJE Fortaleza e também pessoas representativas do nosso Estado, falando o que nós, jovens, podemos trazer e o que eles imaginam que conseguiremos entregar para a construção do futuro do Ceará", explicou Lucas Melo.
Para Francílio Dourado, a AJE Fortaleza é um exemplo de organização que busca, acima de tudo, formar não lideranças apenas para os negócios, mas lideranças para a cidadania, porque os negócios são um exercício de cidadania. "Os valores que a AJE dissemina fazem com que cada líder que nasce na associação seja capaz de mudar o mundo em qualquer lugar onde ele vier a trabalhar, seja em qualquer segmento: na política, no trabalho, na educação, na saúde, em qualquer setor, porque ele é um cidadão e tem a consciência de cidadania", refletiu.
Homenagens
A cerimônia também reservou momento de homenagens com a entrega de comendas ao empresário e presidente do Grupo Samaria, Cristiano Maia, e ao CEO do Instituto Pensando Bem, Rutênio Florêncio, pela relevância de seus serviços prestados ao empreendedorismo, ao desenvolvimento econômico e à transformação social.