FIEC sedia evento do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com participação de empresários e especialistas
Na manhã desta quinta-feira (03/04), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu Marcelo Pontes Vianna, Secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), para apresentar o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial no Ceará. O programa tem como objetivo incentivar empresas a assumirem um compromisso público com a ética, a transparência e as boas práticas de governança corporativa.
O vice-presidente da FIEC, André Montenegro, representando o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, reforçou o compromisso do setor industrial com a integridade empresarial. O evento foi realizado em parceria com a CGU e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), fortalecendo o engajamento das empresas locais nessa iniciativa nacional.
Estiveram presentes Antônio Marconi Lemos da Silva, Secretário-Executivo da Controladoria-Geral do Estado do Ceará; Silvia Helena Correia Vidal, Secretária-Chefe da Controladoria-Geral do Município de Fortaleza; Elano Lima de Oliveira, Secretário Adjunto de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; José Cid Sousa Alves do Nascimento, Presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará; Ana Teresa Barbosa de Carvalho, Diretora de Administração do Banco do Nordeste do Brasil; Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará; Andrei Aguiar, Consultor Jurídico da FIEC; Cristine Ganzenmüller, Diretora de Promoção da Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU); Antônio Paulo, Coordenador de Correição da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE); Daniel Gutierrez, Vice-Presidente Jurídico de Governança, Riscos e Compliance do Grupo M. Dias Branco; e Lívia Sales, Gerente de Compliance do Sistema FIEC, além de outras autoridades e empresários.
“O compromisso com a integridade e a transparência é fundamental para o fortalecimento do ambiente empresarial. Agradeço a presença de todos neste importante encontro, que reforça nosso empenho em promover uma cultura de ética e compliance no setor produtivo. O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é uma iniciativa essencial para impulsionar boas práticas e garantir relações mais sólidas e responsáveis entre empresas e sociedade. Na FIEC, assumimos o compromisso de disseminar esse programa entre as indústrias cearenses, incentivando sua adesão e contribuindo para um mercado cada vez mais íntegro e competitivo.”
Os órgãos presentes, incluindo a FIEC, assinaram, junto à Controladoria-Geral da União (CGU), o termo de adesão e apoio institucional ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. Essa assinatura reforça o comprometimento das entidades com a promoção da ética e da transparência no setor empresarial, além do fortalecimento de políticas de integridade e do combate a práticas ilícitas.
"O Pacto convida empresas brasileiras a assumirem um compromisso público com as melhores práticas de integridade, contribuindo para um ambiente de negócios mais ético e sustentável. Nosso país tem avançado ao adotar estratégias de combate à corrupção baseadas na colaboração entre governo, sociedade civil e setor empresarial. Essa abordagem conjunta é fundamental para promover um ambiente econômico mais seguro e confiável para todos.”
O evento também contou com o painel “Importância e desafios dos programas e medidas de integridade nas empresas”, mediado por Andrei Aguiar e com a participação de Cristine Ganzenmüller, Antônio Paulo, Daniel Gutierrez e Lívia Sales.
Os painelistas discutiram os principais desafios enfrentados pelas empresas na implementação de programas de integridade, compartilharam experiências bem-sucedidas e destacaram a importância da governança corporativa como diferencial competitivo no mercado atual.