telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará e Secretaria das Mulheres alinham novos passos de parceria para a qualificação profissional de mulheres em vulnerabilidade social

01/04/2025 - 18h04

O SENAI Ceará e a Secretaria das Mulheres do Governo do Estado do Ceará realizaram, nesta terça-feira (01/04), na Casa da Indústria, uma reunião com o objetivo de reforçar a parceria firmada entre o Sistema FIEC e o governo estadual para a oferta de cursos profissionalizantes a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O termo de cooperação técnica está em execução desde 2023, atendendo vítimas de violência nas unidades da Casa da Mulher Brasileira e da Casa da Mulher Cearense, visando impulsionar a inserção das mulheres no mercado de trabalho e promover sua autonomia financeira. Para 2025, a meta é expandir os serviços para o interior do estado.

Até o momento, foram ofertadas 600 vagas em cursos profissionalizantes do SENAI Ceará por meio da parceria com a pasta estadual. As alunas tiveram acesso a formações em Mecânica de Motos, Assistente de Recursos Humanos, Operadora de Computador, Eletricista, Salgadeira, Desenhista de Moda, Costureira Industrial, entre outras áreas. Os atendimentos ocorreram nas regiões de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

A gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, destacou a relevância da parceria articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará com o Governo do Estado e a Secretaria das Mulheres, atualmente sob a gestão da secretária Lia Gomes. Segundo ela, a iniciativa traz impactos sociais significativos por meio do acolhimento, capacitação e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade.

"O nosso diretor regional, Paulo André Holanda, procurou a secretária, se colocou à disposição para seguirmos com esse trabalho, e estamos realizando esse alinhamento técnico para que todos os atendimentos que já tínhamos voltados para grupos de mulheres, principalmente em situação de vulnerabilidade, passem a estar sob o único guarda-chuva da Secretaria da Mulher. Dessa forma, podemos contribuir com as estratégias da Secretaria e do Governo do Estado. Nossa missão é atender a indústria, mas, acima de tudo, atender também à sociedade e às demandas de capacitação para esse público. É preciso um olhar diferenciado para capacitar essas mulheres, torná-las profissionais e promover sua liberdade financeira. Não vemos isso como um desafio, mas como uma oportunidade de mostrar que vale a pena investir em uma parceria como essa", afirmou.

Para a coordenadora da Autonomia Econômica da Secretaria das Mulheres, Juliana Lima, a ampliação dos cursos ofertados pela parceria será fundamental para promover capacitação e desenvolvimento econômico em mais municípios cearenses. "Vemos com bons olhos essa parceria com o SENAI, pois reconhecemos a real necessidade de ofertar esses cursos nos municípios e interiorizar essa política. Nosso objetivo é ampliar o atendimento além de Fortaleza e das regionais, alcançando não só os locais onde estão situadas a Casa da Mulher Cearense e a Casa da Mulher Brasileira, mas também outras regiões, fortalecendo a economia local por meio da oferta de cursos e da inserção dessas mulheres no mercado de trabalho", detalhou.

Juliana também ressaltou que a independência financeira e a autonomia econômica dessas mulheres são fundamentais para romper o ciclo de violência. "É justamente nesse ponto que percebemos a verdadeira ruptura da violência doméstica. Muitas vezes, conseguimos apoiar diretamente mulheres em situação de violência e também alcançar aquelas em situação de vulnerabilidade que, por meio da capacitação, reconhecem situações de violência em suas vidas, o que possibilita uma mudança real e positiva para elas", concluiu.

Participaram da reunião a analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará e interlocutora do Programa Parceriza, Cláudia Mara; a analista da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Graziele Martinez; a especialista em Educação do SENAI Ceará, Régia Sousa; a coordenadora jurídica da Secretaria das Mulheres, Manuella Guimarães; a assessora da secretária Lia Gomes, Bárbara Oliveira; e a assessora jurídica da Secretaria das Mulheres, Samya Xavier.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright