Inspirado em projeto bem-sucedido do IEL Ceará, IEL Nacional inicia fase piloto do projeto Vida e Carreira em maio em Fortaleza
Em maio, o Ceará e mais quatro estados brasileiros (Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins) irão começar a executar a fase piloto da Jornada de Carreira - nova solução do que reúne um conjunto de atividades para estudantes do ensino médio de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), no âmbito do projeto Vida e Carreira, desenvolvido em parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional e o Departamento Nacional do SESI. Todo o cronograma, atividades, prazos e responsabilidades para a implementação da iniciativa foram alinhados em reunião com as equipes do IEL Ceará, SESI Ceará e IEL Nacional realizada na última segunda-feira (31/03), na Casa da Indústria.
O piloto será implementado, no Ceará, na Escola SESI SENAI da Parangaba. As atividades da jornada incluem ciclo de palestras, mentorias, testes de maturidade para a escolha profissional (EMEP), entre outras. Um diferencial é que os estudantes poderão conhecer as carreiras que a indústria disponibiliza participando de visitas às empresas.
Inspirado no Programa de Orientação Profissional e de Carreira, desenvolvido pelo IEL Ceará desde 2021, o projeto Vida e Carreira do IEL Nacional vai promover autoconhecimento, um novo olhar sobre as oportunidades de carreira e um futuro potente para jovens do Ensino Médio das escolas do SESI de todo o País.
Participaram do encontro em Fortaleza a gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, Sarah Saldanha, a consultora do IEl Nacional Giovana Della Pasqua, a gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, a psicóloga e coordenadora do projeto Jornada de Orientação Profissional do IEL Ceará, Alina Sales, a gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará (UNEC), Ana Paula Pinho, os coordenadores da UNEC, Wagner Jean Freitas e Catarina Sabino, e o diretor da Escola SESI SENAI da Parangaba, Paulo Botafogo. Após a reunião, as equipes realizaram uma visita técnica à Escola SESI SENAI da Parangaba.
"A reunião de hoje foi fundamental para consolidarmos o alinhamento entre o IEL Ceará, o IEL Nacional e o SESI Ceará na implementação do projeto. Discutimos com profundidade cada etapa da jornada, garantindo que todas as ações estejam bem estruturadas e conectadas às necessidades dos participantes. Nosso compromisso é oferecer uma experiência enriquecedora para os jovens, conectando-os ao mundo do trabalho e proporcionando um direcionamento sólido para suas carreiras. Saímos deste encontro com um planejamento claro e objetivos bem definidos, prontos para dar início a essa iniciativa tão relevante", afirmou a gerente de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro.
O próximo passo será a formação, em abril, dos especialistas que irão conduzir o projeto nos estados. Finalizada a fase piloto e os treinamentos da Rede IEL, será iniciado o processo de nacionalização das atividades.
Pioneirismo
Em 2021, o IEL Ceará começou a implementar o Programa de Orientação Profissional e de Carreira, uma solução especializada que leva o jovem a se conhecer melhor e a ampliar o seu olhar sobre o mundo do trabalho, permitindo que enxergue novas possibilidades para seu futuro. O Programa de Orientação Profissional e de Carreira é um serviço com uma metodologia diferenciada, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades da instituição de ensino e é conduzido por psicólogas especialistas nesse assunto.
Nas Escolas SESI SENAI do Ceará, o programa recebeu o nome de Jornada de Orientação Profissional e foi formatado de forma customizada para o SESI Ceará, sendo destinado aos alunos do 3° ano do Ensino Médio. O objetivo principal é facilitar a escolha profissional por meio do desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que promovam a maturidade necessária à tomada de decisão. Por isso, a iniciativa tem como base dois pilares: o autoconhecimento e o conhecimento das diversas realidades profissionais.
O programa começou a ser realizado na escola da Parangaba e ano a ano foi se expandindo, beneficiando mais alunos. Em 2023, a jornada passou a contemplar as escolas do interior, Sobral e Juazeiro do Norte, e em 2024 a unidade da Barra do Ceará, impactando 355 jovens, no total.
Em 2025, a Jornada de Orientação Profissional será realizada no segundo semestre com novidades. “Sempre olhamos para as necessidades dos jovens e trazemos algo novo, reestruturando o projeto. Neste ano, começamos com uma capacitação das psicólogas em temáticas atuais, incluindo neurociências, para melhorar a comunicação com esses adolescentes da geração alfa. A capacitação “Adolescente do século XXI - Como Lidar” totaliza 16 horas/aula e contempla também os instrutores do programa Jovem Aprendiz do IEL Ceará”, informa Alina Sales.