Ricardo Cavalcante recebe Prefeita em exercício de Fortaleza, Primeira-dama e Secretários municipais para apresentar Observatório da Indústria e projetos com foco nos setores de moda
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta sexta-feira (28/03), a visita da Prefeita em exercício de Fortaleza, Gabriela Aguiar, da Primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e de Secretários municipais para apresentar as iniciativas da instituição em prol do desenvolvimento econômico cearense e promoção de parcerias entre os setores industriais e a gestão pública. Recebida pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, a comitiva se reuniu no Observatório da Indústria Ceará, onde conheceu o trabalho da Federação na área de pesquisa e inteligência de dados.
O encontro também contou com a participação do Secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antônio José Mota; do Secretário Executivo do Desenvolvimento Econômico, Pedro França; do Presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções), Daniel Gomes; do Presidente do Sindicato da Indústria de Confecção de Roupas de Homem e Vestuário (Sindroupas), Paulo Rabelo; do Secretário de Relações Comunitárias de Fortaleza, André Barbosa; da Vice-Presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã, Saskya Vaz; do Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; do Superintendente do SESI Ceará e do Diretor Regional do SENAI, Paulo André Holanda; da Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; além de mais gestores municipais e gerentes do Sistema FIEC.
“Estamos muito felizes em compartilhar o trabalho realizado pelo Observatório da Indústria do Ceará com a Prefeita em exercício, a Primeira-dama de Fortaleza e os secretários. Essa visita reforça ainda mais a parceria entre a indústria e o poder público para promover o desenvolvimento de Fortaleza e de todo o Estado. Nosso objetivo é dar as mãos e criar condições para que os gestores e a Prefeitura possam fazer, cada vez mais, entregas para a população fortalezense”, destacou Ricardo Cavalcante.
Durante o encontro, o Presidente da FIEC destacou projetos como o Perfil dos Municípios Cearenses, o Atlas Eólico e Solar e o Atlas da Inovação, desenvolvidos pelo Observatório da Indústria Ceará no intuito de elevar a competitividade dos setores industriais e auxiliar gestores na tomada de decisões.
Com a presença do Sindconfecções e do Sindroupas, foi apresentado, ainda, um panorama com dados sobre os setores de moda cearenses, identificando desafios e oportunidades de negócio. O estudo, elaborado pelo Observatório, em parceria com as duas entidades e o Sebrae, traz informações relacionadas aos segmentos têxtil, de confecções e de roupas em todo o Estado. A ideia, segundo Paulo Rabelo, é que os sindicatos e a Prefeitura possam desenvolver ações com foco na capacitação de profissionais de moda em Fortaleza.
“Esse encontro de hoje marca um diálogo inicial entre a FIEC e a Prefeitura para que possamos desenvolver para a população, em especial para quem mais precisa, serviços de qualidade, com transformação digital”, ressaltou Gabriela Aguiar.
Cristiane Leitão também enalteceu os projetos da Federação, reforçando a necessidade do trabalho conjunto entre setores público e privado. “Sempre que sou convidada para vir ao Observatório da Indústria, fico muito encantada, porque é um trabalho de excelência, onde conseguimos ver todos os dados de maneira bem fidedigna. E é através dessas informações que a gente pode fazer uma gestão mais qualificada. É na unidade entre os entes públicos e privados que a gente consegue transformar a vida das pessoas”.