Equipes de robótica do Ceará encerram participação no torneio nacional em Brasília com conquistas importantes
O SESI Ceará está cada vez mais atuante nos torneios de robótica, seja em etapas regionais ou nacionais. O empenho das escolas e suas equipes, nas quatro categorias de competição, mostra o quanto a educação inovadora é capaz de envolver os estudantes com o conhecimento voltado para os desafios reais do cotidiano.
A participação de dez equipes cearenses na 7ª edição do Festival SESI de Robótica - etapa nacional, em Brasília (DF), é mais um exemplo disso. Com uma delegação composta por 104 integrantes, sendo 84 alunos competidores, o SESI Ceará retorna da capital federal com conquistas que transcendem o torneio.
Para o Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a robótica é um instrumento de transformação que tem mostrado seus efeitos positivos na vida dos estudantes.
“Chegamos ao fim de mais um torneio nacional de robótica do SESI. Costumo dizer que nossos alunos estão, sem sombra de dúvida, na elite do conhecimento. Esta competição é muito importante, porque estamos fazendo a diferença na trajetória desses jovens e adolescentes, oportunizando-os ao conhecimento. Quero agradecer a cada um dos nossos participantes, aos professores, diretores das escolas, à Gerente Ana Paula Pinho e a todos os que fizeram a cobertura, em nome do jornalista Richell Martins. Se Deus quiser, logo nesta segunda-feira, já começaremos a pensar no próximo ano”.
Conquistas da etapa nacional
Entre as conquistas que os competidores do Ceará trazem de volta para casa, está o Prêmio Imagery Award, recebido pela equipe All Might (FRC) - que recebeu o patrocínio da ArcelorMittal, nesta etapa nacional. Além disso, na modalidade de F1 in Schools, a equipe Lightstorm foi finalista na categoria Pensamento Criativo.
O piloto da Lightstorm, Izaque Alexandrino Dias, foi reconhecido como o mais rápido de todo o país, com o menor tempo de reação para o acionamento dos carrinhos de Formula 1 da temporada: a incrível marca de 0.133 segundo.
“A gente ganhou a etapa regional [realizada em 2024] e, aqui no nacional, conseguiu passar de várias equipes que vieram para ganhar. Eu estou muito grato por isso porque, querendo ou não, a gente veio para desfrutar da competição”, comentou o Izaque, que também destaca a boa convivência com sua equipe. “Gosto muito de estar com eles, até porque são pessoas maravilhosas que me inspiraram”.
Para além disso, já mostramos aqui que alguns ex-alunos das escolas da Rede SESI SENAI de Educação do Ceará se tornaram mentores e monitores de equipes de robótica, contratados pelas escolas, após processo seletivo. E também mostramos o quanto a metodologia de ensino do SESI tem impactado escolas públicas cearenses, através do programa Fábrica de Robôs.
As palavras da Gerente da Unidade de Educação e Cultura (Unec) do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, refletem o quão valioso é investir numa educação capaz de expandir a perspectiva de jovens estudantes sobre suas vidas.
“Ver o brilho nos olhos de cada competidor e a troca de experiências com equipes de todo o país reforça o impacto positivo desse trabalho na formação de cidadãos mais preparados para o futuro. Gostaria de agradecer especialmente ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pelo apoio e incentivo constantes, e ao nosso Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, pelo compromisso e dedicação em fortalecer a educação e a inovação no estado. Que essa experiência inspire nossos estudantes a sonhar mais alto e acreditar em seu potencial para transformar o mundo por meio da educação e da tecnologia. Parabéns a todos os participantes e até o próximo torneio!"
A cobertura da participação das equipes do SESI CE na etapa nacional do Festival SESI de Robótica foi feita por uma equipe exclusiva do Diretório Regional, composta por um jornalista (Richell Martins), um fotógrafo (George Lucas) e um social media (Allan Vyctor).
LEIA MAIS
- Equipe do SESI CE, patrocinada pela ArcelorMittal, vence prêmio no torneio nacional de robótica, em Brasília
- Robótica: a história de ex-alunos que foram contratados pela escola para liderar equipes do SESI Ceará
- Conheça os projetos inovadores criados pelas equipes do Ceará para serem apresentados no torneio nacional de robótica
- Robótica: conheça a equipe da rede municipal de Cascavel que, com apoio do SESI, está competindo no torneio nacional em Brasília